Usuários da Linha 2 do MetrôRio enfrentam uma manhã de transtornos nesta quarta-feira (9) após a queda de parte de um muro no entorno da via da estação Engenho da Rainha, na zona norte da capital fluminense.
O incidente ocorreu durante um trabalho realizado pela concessionária Águas do Rio na área externa do sistema metroviário.
De acordo com o MetrôRio, foi necessário desligar a energia da via para que as equipes pudessem atuar com segurança na área onde o muro caiu. Por isso, os trens da Linha 2 estão operando provisoriamente apenas entre as estações Maria da Graça e Botafogo.
As estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma e Del Castilho encontram-se fechadas neste momento.
A Linha 2 do MetrôRio liga as estações Botafogo, na zona sul da cidade, à estação Pavuna, na zona norte.
A interrupção parcial da operação afetou milhares de passageiros no horário de pico, obrigando muitos a recorrerem a outros meios de transporte. Nas redes sociais, inúmeros usuários reclamaram de atrasos, superlotação nos coletivos e dificuldades para chegar aos seus destinos.
@metro_rio pic.twitter.com/Prhb4smMbO
— Renato Araújo (@renataomiguel) April 9, 2025
O MetrôRio informou que já está em contato com a concessionária Águas do Rio para que o problema seja resolvido o quanto antes e o serviço seja restabelecido na totalidade. Técnicos das duas empresas estão atuando na área afetada.
Em nota enviada à CNN, a Águas do Rio afirmou que as suas equipes estavam atuando na Avenida Martin Luther King Jr, no Engenho da Rainha, em um reparo emergencial de um vazamento em uma tubulação de grande porte quando houve a queda de um muro do Metrô. A concessionária reforça que está em contato com o Metrô Rio para remover os destroços dos trilhos.
Sobre a obra na tubulação, a previsão é que seja finalizado ainda hoje. Por conta da obra, o abastecimento de água está temporariamente impactado nos seguintes bairros: Engenho da Rainha, São Francisco Xavier, Mangueira, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Del Castilho, Jacaré, Jacarezinho e Rocha.
“Após a conclusão, o retorno do abastecimento nessas regiões entrará em processo de normalização gradativa e a concessionária orienta os clientes a fazerem o uso da água para atividades prioritárias”, conclui a nota.