A região Sudeste do Brasil enfrentará tempo instável e chuva forte nesta quarta-feira (9), com risco de temporais em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Baixa pressão e fluxo de umidade intensificam as precipitações, com volumes acumulados previstos até segunda-feira (13). As informações são da Climatempo.
A previsão do tempo indica chuva de moderada a forte intensidade em todo o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e faixa centro-sul do Rio de Janeiro. Há alerta especial para temporais no litoral sul de São Paulo. A Região Metropolitana de São Paulo e região serrana do Rio de Janeiro também podem registrar temporais isolados.
Rajadas de vento podem acompanhar as chuvas, variando de 51 a 70 km/h nas áreas com chuvas moderadas a fortes, podendo atingir até 90 km/h nas áreas com risco de temporais.
Próximos dias
A chuva deve reduzir em São Paulo ao longo da semana, concentrando-se no litoral paulista. No entanto, a tendência é de continuidade das chuvas em outras áreas do Sudeste, com avanço da para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A persistência da umidade e o deslocamento do sistema de baixa pressão contribuem para a manutenção da instabilidade nos próximos dias. O mapa de acumulado de chuva)entre quarta-feira e segunda-feira prevê os maiores volumes no litoral sul de São Paulo, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais.
Nessas áreas, os acumulados podem atingir até 80 mm, principalmente em locais com pancadas de chuva mais frequentes. A previsão do tempo indica continuidade da chuva e tempo instável na região Sudeste durante os próximos dias.