Informações obtidas por forças de segurança de Mato Grosso foram decisivas para a apreensão de 565 quilos de cocaína no Tocantins. A carga foi encontrada nesta quarta-feira (9), escondida em um caminhão que transportava melancias, na cidade de Fátima, e resultou na prisão de cinco suspeitos.
A ação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO), com apoio da Polícia Militar de Mato Grosso, que atuou na análise e compartilhamento de dados que ajudaram a localizar o carregamento.
De acordo com o comando do Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (Gefron), o entorpecente provavelmente entrou no país por via aérea, o que foi indicado pelas características da embalagem. Em seguida, a droga teria sido transportada por terra até o destino onde foi interceptada.
Segundo os investigadores, a cocaína teria origem em um dos três principais países produtores do mundo: Bolívia, Peru ou Colômbia. A Polícia Federal conduz o inquérito que irá detalhar a rota e o funcionamento do esquema criminoso.
Além da droga, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e cinco armas de fogo, entre elas pistolas e carabinas com numeração raspada e sem registro legal. Os presos foram levados à sede da Polícia Federal em Palmas e indiciados por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e posse de armamento de uso restrito e proibido. Somadas, as penas podem passar de 47 anos.
As autoridades destacaram que a operação representa um prejuízo expressivo ao crime organizado e reforça a eficácia da integração entre as forças de segurança de diferentes estados, com destaque para a atuação de Mato Grosso no combate ao tráfico internacional.