Estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso agora podem solicitar transferência entre escolas de forma totalmente digital. A nova ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (10) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e já está disponível no aplicativo e site MT Cidadão.
A iniciativa tem como objetivo tornar o processo mais ágil, acessível e seguro, beneficiando diretamente alunos, pais e responsáveis. O serviço digital substitui o modelo presencial, reduzindo a burocracia e eliminando a necessidade de deslocamento até as unidades escolares.
Para acessar a funcionalidade, é necessário que o CPF do responsável esteja vinculado ao cadastro do estudante. Após selecionar a opção de solicitação de transferência no MT Cidadão, o usuário deve enviar documentos como foto do RG ou CNH, autorretrato, certidão de nascimento ou RG do aluno, CPF e comprovante de residência.
Segundo a Seduc de Mato Grosso, além de facilitar a movimentação de alunos, a medida também contribui para a modernização da gestão educacional e para a sustentabilidade, ao reduzir o uso de papel e otimizar recursos públicos.