A Polícia Legislativa fez uma ofensiva, nesta quinta-feira (10), contra indígenas que protestavam em frente ao Congresso Nacional. Os manifestantes participam do anual Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília. O confronto durou poucos minutos.
Os agentes chegaram a lançar bombas de gás para dispersar o grupo, que recuou como é possível ver em vídeos que circulam pelas redes sociais. Ainda não há informações sobre feridos.
De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a marcha dos indígenas chegou a romper a barreira da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). André Souza, um dos integrantes do movimento Terra Nova, contou que o carro de som que acompanhava o ato chegou informar que voltassem e que não era invadir o Congresso não era a intenção do movimento.
“O pessoal do carro de som até falou para a gente voltar porque começou a vir polícia e tacar gás e bomba de efeito moral. Tão logo começaram a avançar, e aí rapidamente levantaram essas barreiras aqui e estão impedindo qualquer forma de passar aqui. Ônibus não passa mais, carro não desce mais e tudo isso porque eles estão tratando isso como se fosse uma tentativa de invasão ao Congresso, como foi no 8 de janeiro. Não foi nada disso”, disse ele.
Segundo André, uma pessoa chegou a passar mal e receber socorro.
(em atualização)