Workshop em Rondonópolis e Primavera do Leste destaca caminhos digitais e internacionais para pequenos negócios | ASN Mato Grosso

Publicidade

Mais de 200 empreendedores participaram do Workshop Sebrae de Negócios, realizado em Rondonópolis e Primavera do Leste, nos dias 7 e 8 de abril, respectivamente. Com foco nos desafios e oportunidades do mercado digital e internacional, o evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) reuniu especialistas em marketing, comércio exterior e plataformas de vendas para discutir estratégias que auxiliam na competitividade dos pequenos negócios no ambiente on-line e global.

A gerente regional do Sebrae/MT, Érika Santos, explicou que a iniciativa faz parte de um esforço para aumentar a maturidade digital dos empreendedores locais. “O objetivo é ajudar a inserir cada vez mais as micro e pequenas empresas no mercado digital. Um dado relevante da pesquisa do Sebrae/MT é que 38% dos entrevistados afirmaram nunca ter feito nenhum tipo de impulsionamento ou anúncio nas redes sociais. Queremos apoiar essas empresas a venderem mais no ambiente on-line, com estratégias integradas de marketing, atendimento e posicionamento”, afirmou.

Durante o evento, o especialista em marketing digital Marcelo Coronel apresentou uma análise prática sobre como aumentar as vendas por meio do tráfego pago. “A principal abordagem é entender quais canais utilizar para fazer a segmentação ideal e posicionar bem a marca na internet. Mas, antes de investir, é preciso ter um bom site, perfil nas redes sociais com frequência de postagens e conteúdo de qualidade. O tráfego pago é uma ferramenta, mas sem estrutura, não há resultado”, disse.

A conexão entre o mercado digital e o internacional também foi tema do workshop. Mirael Praeiro, gestor de Internacionalização do Sebrae/MT, destacou que a nova fase do programa Comex Sebrae busca aproximar os pequenos empresários de oportunidades além das fronteiras. “Estamos rodando o estado com essa nova versão, que integra os projetos de mercado digital e internacional. Nosso objetivo é mostrar de forma simples que o pequeno negócio também pode acessar o mercado global”, explicou.

Segundo Mirael, o programa de internacionalização do Sebrae é o único no Brasil que oferece apoio completo, desde o diagnóstico até o acompanhamento da operação. “O empresário passa por uma mentoria gratuita, depois por uma análise de viabilidade, incluindo tarifas, logística, benefícios fiscais e habilitação no Radar Siscomex. Ao final, acompanhamos o envio do produto ou equipamento até a porta da empresa”, completou.

Programa de internacionalização foi apresentado durante o Workshop Sebrae de Negócios em Rondonópolis – Foto: Sebrae/MT

A programação do workshop contou com a participação de Pedro Trevisan, fundador da GlobalD.Ai e credenciado da Amazon, que apresentou o programa Amazon Global Selling. “A iniciativa apoia vendedores brasileiros, de qualquer porte, a entrarem nos mercados internacionais, como Estados Unidos e Europa. A ideia é desmistificar a internacionalização e mostrar que pequenas empresas também têm acesso a essas ferramentas”, afirmou Pedro.

A proposta, segundo Trevisan, é democratizar o comércio exterior por meio da tecnologia. “Não estamos falando só de grandes indústrias. A Amazon permite que até pequenos empreendedores vendam globalmente com estrutura, logística e suporte. Mostramos aqui como isso é viável e acessível”, complementou o CEO da GlobalD.Ai.

O evento também proporcionou experiências transformadoras para os participantes. Dorivan Souza, microempreendedor individual que atua com vendas, instalação e cursos voltados a placas solares, compartilhou o impacto positivo da iniciativa em seu negócio. “O evento foi importante pois forneceu instruções sobre como saber lidar melhor com as redes sociais para além de postar. Eu pude descobrir sobre os vários marketplaces do mercado digital, já que só conhecia, por exemplo, o do Facebook. Esse momento abriu bastante as portas e despertou a curiosidade de querer criar mais, empreender mais e isso é muito positivo”, afirmou.

A empresária Carol Vidal, que trabalha com acessórios, destacou como os conteúdos apresentados nas palestras, especialmente sobre tráfego pago, impulsionaram sua visão empreendedora. “O conteúdo de tráfego pago com certeza vai me ajudar muito. Todo conhecimento é muito válido. Ao participar, você escuta coisas novas, abre os olhos para o novo e tem muitos insigths”, disse. Ela também relatou sua evolução após participar do Empretec e do programa Chamada de Impacto ao mencionar que superou os medos de abrir uma loja física.

O Sebrae/MT oferece programas contínuos de apoio aos pequenos negócios com capacitações, missões técnicas, rodadas de negócios e mentorias. Os interessados podem buscar atendimento gratuito 24 horas, inclusive via WhatsApp, pelo 0800 570 0800, ou consultar os pontos físicos de atendimento no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/contato_uf?codUf=12.

ASN Mato Grosso – Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress