Um adolescente de 15 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (11), em Cuiabá, Mato Grosso. A ação ocorreu após o menor ser identificado como o autor de discursos de ódio direcionados a mulheres e por planejar um ataque armado contra elas.
A investigação, denominada Operação Adolescência, teve início a partir de um alerta emitido pelo Ciberlab, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A análise inicial do conteúdo divulgado pelo adolescente em suas redes sociais revelou a gravidade das ameaças, motivando a Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) a aprofundar a investigação.
Além de disseminar mensagens de ódio contra o público feminino, o adolescente demonstrava a intenção de praticar violência armada, chegando a ameaçar uma menina de seu círculo social com armas legalmente registradas em nome de seu pai.
Diante da urgência da situação e dos indícios coletados, a Polícia Civil representou judicialmente por um mandado de busca e apreensão na residência do menor, bem como pela suspensão imediata dos registros das armas. As medidas cautelares foram rapidamente concedidas pela Justiça.
Durante a operação, a polícia apreendeu o telefone celular e o computador utilizados pelo adolescente, além de uma arma de pressão e uma airsoft.
O delegado titular da DRCI, Guilherme Fachinelli, ressaltou a importância da atuação célere e integrada das forças de segurança, envolvendo o Ministério da Justiça, a Polícia Civil de Mato Grosso, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Essa articulação rápida permitiu evitar um potencial risco à segurança de mulheres.