Neste sábado, 12 de abril, a população de Lucas do Rio Verde terá uma nova oportunidade para se proteger contra o vírus da gripe. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Cerrado e Bandeirantes estarão abertas para a campanha do Dia “D” de imunização, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. A ação tem como foco principal os grupos prioritários e também permitirá a atualização da carteira de vacinação.
A vacina contra a Influenza está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde exclusivamente para os públicos considerados mais vulneráveis: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente, além de trabalhadores da saúde, educação, segurança, transporte, Correios e indígenas que vivem fora de terras indígenas.
Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, a vacinação anual é fundamental mesmo para quem foi imunizado no ano anterior. “Todo ano a vacina é atualizada com as cepas em circulação, por isso é essencial que os grupos prioritários procurem as unidades para se protegerem”, reforça.
A dose protege contra as variantes da Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, e o objetivo é reduzir o número de complicações, internações e mortes causadas pela doença. Lucas do Rio Verde recebeu pouco mais de 23 mil doses e a meta da campanha é vacinar cerca de 20 mil pessoas, atingindo 90% do público-alvo.
Além da vacinação contra a gripe, a população poderá aproveitar o sábado para atualizar outras vacinas. Para isso, é necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacinação.
A UBS Tessele Junior, que já atende aos fins de semana, também estará aberta no sábado e domingo, das 13h às 18h.
Serviço:
Unidades abertas neste sábado (12):
– UBS Cerrado e UBS Bandeirantes:** das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30
– UBS Tessele Junior: sábado e domingo, das 13h às 18h
✅ Documentos necessários:
– Documento com foto
– Cartão de vacinação
– Comprovante de pertencimento ao grupo prioritário
Grupos prioritários:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Idosos (60+)
– Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto)
– Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
– Trabalhadores da saúde, educação, segurança e transporte
– Caminhoneiros, trabalhadores dos Correios
– Indígenas fora de terra indígena
Prevenir é o melhor remédio. Vacine-se!