A madeira nativa de Mato Grosso é um dos destaques da Feicon 2025, a maior feira da construção civil da América Latina, realizada em São Paulo (SP), entre os dias 08 e 11 de abril. Nesse período, empresários da base florestal do Estado dão início à agenda de negócios do setor para este ano, apostando na qualidade do produto, na inovação e no compromisso com o desenvolvimento sustentável. A participação do empresariado mato-grossense faz parte da estratégia de posicionamento dos produtos locais nos principais eventos nacionais e internacionais, fortalecendo a imagem do Estado como referência em manejo florestal sustentável e fornecimento de itens de alta qualidade para a construção civil. A feira também conta com a presença de autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa da abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), evento realizado dentro da Feicon.
A programação inclui mais de 50 palestras e painéis na Feiconference, abordando temas como práticas sustentáveis, transformação digital, liderança estratégica e novos modelos de negócios. No espaço do São Paulo Expo, em São Paulo, a Feicon 2025 reúne mais de mil marcas expositoras com expectativa de receber cerca de 100 mil visitantes de 70 países ao longo dos quatro dias de evento.
Para o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, viabilizar a participação dos empresários do setor em feiras internacionais fortalece a estratégia de posicionar a madeira nativa mato-grossense como um produto diferenciado, sustentável e alinhado às novas demandas do mercado global. “Como presidente do Cipem, sempre defendo e incentivo a presença dos empresários em eventos e feiras, pois são espaços estratégicos para mostrar que a madeira nativa de Mato Grosso, proveniente de manejo florestal sustentável, reúne qualidade, tecnologia, design e inovação. Nosso propósito é ampliar a percepção do consumidor e do mercado da construção civil, evidenciando que construir com madeira é também uma forma de preservar a floresta, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento das regiões produtoras”, destaca Blasius.
Além de apresentar as potencialidades do setor, o estande mato-grossense na Feicon também se tornou um ambiente para networking, prospecção de negócios e atualização sobre as principais tendências e inovações da construção civil. Para o empresário Felipe Antoniolli, que atua há mais de 15 anos no setor florestal em Mato Grosso, a participação na feira é uma oportunidade de reposicionar a imagem da madeira nativa perante o mercado. “A madeira de manejo sustentável de Mato Grosso tem um diferencial que precisa ser comunicado de forma mais assertiva. Estamos falando de um produto renovável, com origem controlada, que movimenta a economia local e contribui diretamente para a manutenção da floresta em pé. Aqui na Feicon, estamos mostrando que é possível construir com beleza, tecnologia e responsabilidade ambiental”, afirmou.
Com uma programação diversificada de palestras, workshops e outras atividades, a Feicon 2025 se consolida como um espaço essencial para profissionais da construção civil e da arquitetura se atualizarem sobre as principais tendências, inovações e tecnologias do mercado.
No primeiro dia da feira, o estande também contou com a presença do presidente e do vice-presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Almeida e Rafael Mason. Estiveram presentes, ainda, o presidente do Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), Flávio Salino Moreira, e executivos de sindicatos empresariais que representam o setor florestal.