O Sebrae-AM realiza, no Mercado de Origem da Amazônia, o Empório de Agronegócio, entre os dias 15 e 17 de abril, das 8h às 19h, e pretende destacar a produção regional e impulsionar Manaus como candidata ao título de “Cidade Criativa da Gastronomia” título que será concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Empório de Agronegócio deve atrair cerca de 1 mil visitantes e capacitar 150 pessoas, movimentando produtores rurais, agroindústrias, piscicultores e consumidores interessados em produtos da terra como frutas nativas, hortaliças, laticínios e, principalmente, pescados serão os grandes destaques da edição, que antecede a Semana Santa, período estratégico para o consumo de peixe.
Pescado amazônico será protagonista do evento
Nesta edição, o pescado regional ganha evidência com mais estandes dedicados ao tambaqui, matrinxã, filé de pirarucu e aruanã.
A decisão segue a lógica da sazonalidade, favorecendo o consumo consciente e a valorização do que é produzido de forma sustentável.
“O Empório tem como principal objetivo conectar empreendedores ao mercado consumidor. Mais do que um espaço de vendas, o evento oferece uma oportunidade única para que pequenos produtores apresentem e lancem seus produtos. É o momento perfeito para empreendedores divulgarem suas marcas, alcançarem novos públicos e realizarem vendas diretamente aos consumidores”, falou o gestor de projetos do Sebrae Leocy Cutrim dos Santos.
A feira contará ainda com aulas-show de gastronomia amazônica, abertas ao público e sem necessidade de inscrição. Nelas, chefs convidados vão ensinar receitas usando ingredientes da floresta, promovendo o uso criativo e sustentável dos produtos da região.
“Queremos incentivar os pequenos negócios a enxergarem a gastronomia como oportunidade de transformação. Com conhecimento e apoio, eles podem gerar emprego, renda e reconhecimento para a região”, acrescentou Leocy.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco


Em fevereiro, Manaus foi escolhida pelo Comitê de Seleção do Governo Federal como representante brasileira na categoria Gastronomia. A decisão, que contou com a participação dos Ministérios do Turismo, da Cultura e das Relações Exteriores, envolveu mais de 20 cidades de todo o país.
Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas promove a cooperação global entre cidades que fazem da criatividade um pilar para o desenvolvimento sustentável.
Ao pleitear o título, Manaus reafirma sua relevância cultural e econômica, evidenciada por sua culinária única e expressões criativas. A iniciativa tem apoio técnico do Sebrae Amazonas, destacando o compromisso local com a economia criativa, que impulsiona geração de empregos e transformação social.
A candidatura da cidade é embasada em critérios rigorosos da Unesco, como alinhamento aos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030’, viabilidade financeira e engajamento das autoridades locais.
“Essa oportunidade eleva Manaus a um novo patamar, destacando o impacto transformador de sua gastronomia no cenário global”, ressalta a diretora-superintendente do Sebrae Ananda Carvalho Normando Pessôa.
“Seguimos firmes na disputa, e iniciativas como o Empório Agronegócio, promovido pelo Sebrae Amazonas, reforçam ainda mais a candidatura da nossa cidade, valorizando produtos regionais e fomentando conexões entre cultura, inovação e sustentabilidade.
A conquista do selo da Unesco tem o potencial de posicionar Manaus como uma referência mundial em gastronomia criativa, consolidando seu protagonismo no mercado internacional”, finaliza Pessôa.