Agronegócio da Amazônia ganha força com feira de produtos regionais

Publicidade

O Sebrae-AM realiza, no Mercado de Origem da Amazônia, o Empório de Agronegócio, entre os dias 15 e 17 de abril, das 8h às 19h, e pretende destacar a produção regional e impulsionar Manaus como candidata ao título de “Cidade Criativa da Gastronomia” título que será concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Empório de Agronegócio deve atrair cerca de 1 mil visitantes e capacitar 150 pessoas, movimentando produtores rurais, agroindústrias, piscicultores e consumidores interessados em produtos da terra como frutas nativas, hortaliças, laticínios e, principalmente, pescados serão os grandes destaques da edição, que antecede a Semana Santa, período estratégico para o consumo de peixe.

Pescado amazônico será protagonista do evento

Nesta edição, o pescado regional ganha evidência com mais estandes dedicados ao tambaqui, matrinxã, filé de pirarucu e aruanã.

A decisão segue a lógica da sazonalidade, favorecendo o consumo consciente e a valorização do que é produzido de forma sustentável.

“O Empório tem como principal objetivo conectar empreendedores ao mercado consumidor. Mais do que um espaço de vendas, o evento oferece uma oportunidade única para que pequenos produtores apresentem e lancem seus produtos. É o momento perfeito para empreendedores divulgarem suas marcas, alcançarem novos públicos e realizarem vendas diretamente aos consumidores”, falou o gestor de projetos do Sebrae Leocy Cutrim dos Santos.

A feira contará ainda com aulas-show de gastronomia amazônica, abertas ao público e sem necessidade de inscrição. Nelas, chefs convidados vão ensinar receitas usando ingredientes da floresta, promovendo o uso criativo e sustentável dos produtos da região.

“Queremos incentivar os pequenos negócios a enxergarem a gastronomia como oportunidade de transformação. Com conhecimento e apoio, eles podem gerar emprego, renda e reconhecimento para a região”, acrescentou Leocy.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco

A edição da feira contará com a presença de 30 expositores apoiados pelo Sebrae Amazonas. Foto: Wellington Mamud / Sebrae/AM

Em fevereiro, Manaus foi escolhida pelo Comitê de Seleção do Governo Federal como representante brasileira na categoria Gastronomia. A decisão, que contou com a participação dos Ministérios do Turismo, da Cultura e das Relações Exteriores, envolveu mais de 20 cidades de todo o país.

Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas promove a cooperação global entre cidades que fazem da criatividade um pilar para o desenvolvimento sustentável.

Ao pleitear o título, Manaus reafirma sua relevância cultural e econômica, evidenciada por sua culinária única e expressões criativas. A iniciativa tem apoio técnico do Sebrae Amazonas, destacando o compromisso local com a economia criativa, que impulsiona geração de empregos e transformação social.

A candidatura da cidade é embasada em critérios rigorosos da Unesco, como alinhamento aos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030’, viabilidade financeira e engajamento das autoridades locais.

“Essa oportunidade eleva Manaus a um novo patamar, destacando o impacto transformador de sua gastronomia no cenário global”, ressalta a diretora-superintendente do Sebrae Ananda Carvalho Normando Pessôa.

“Seguimos firmes na disputa, e iniciativas como o Empório Agronegócio, promovido pelo Sebrae Amazonas, reforçam ainda mais a candidatura da nossa cidade, valorizando produtos regionais e fomentando conexões entre cultura, inovação e sustentabilidade.

A conquista do selo da Unesco tem o potencial de posicionar Manaus como uma referência mundial em gastronomia criativa, consolidando seu protagonismo no mercado internacional”, finaliza Pessôa.

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress