A forte chuva que atingiu Cuiabá na tarde da última terça-feira (8) provocou o desabamento de estruturas em diversas regiões da capital. A Defesa Civil Municipal contabilizou seis ocorrências desse tipo, sendo quatro em residências que apresentaram danos estruturais, nos bairros Dom Aquino e Centro Histórico. As casas foram interditadas e os moradores abrigados com familiares.
Equipes da Defesa Civil, acompanhadas por profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), realizaram vistorias técnicas nos locais. Um laudo será emitido para indicar as providências necessárias por parte dos proprietários das edificações, que são particulares.
Outros bairros também registraram desabamentos, entre eles Jardim das Américas, Jardim Itália, Quilombo e Jardim Leblon. Ao todo, a Defesa Civil e o CIOSP receberam 71 chamados relacionados aos impactos da chuva. Os efeitos foram sentidos em 41 bairros, especialmente nas proximidades dos córregos Gambá e Barbado.
Como medida emergencial, a Prefeitura iniciou a distribuição de colchões, cobertores e kits dormitório aos moradores que perderam bens, com prioridade para o bairro Pedregal, um dos mais atingidos. As ações estão sendo conduzidas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.