O estado de São Paulo atingiu na quinta-feira (10) a marca de 100 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).
A marca foi alcançada dois anos após o lançamento do documento liderado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e integra as diretrizes do Plano Estadual Integrado (PEI).
A emissão da Carteira de Identificação é gratuita e busca garantir os direitos da pessoa no espectro autista, além de fortalecer a inclusão e a acessibilidade.
Para quem convive com o autismo, seja pessoalmente ou como familiar, ter um documento que identifica essa condição faz toda a diferença, visto que o TEA não apresenta características físicas evidentes, dificultando a compreensão da sociedade sobre a necessidade de atenção e prioridade
Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Nesta sexta-feira (11), o governo informou que disponibilizou mais de 65 mil selos de identificação veicular para pessoas no espectro autista. O documento visa proporcionar mais segurança e autonomia no trânsito para esse público. Esse selo depende da emissão do CipTEA, veja como emitir:
Como solicitar a carteira
O documento pode ser solicitados digitalmente pelo site ciptea.sp.gov.br ou presencialmente nas unidades do Poupatempo. Para a emissão, é necessário:
- Laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista;
- Documentos pessoais do beneficiário;
- Documentos pessoais do responsável.
Como solicitar o Selo de Identificação Veicular:
Para o selo, é necessário ter previamente o CipTEA. Na sequência, os o sele pode ser solicitado pelos seguintes passos:
- Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR;
- Clique em “cadastrar veículo”;
- Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;
- Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.