Trump recua de tarifas extras sobre smartphones e computadores

Publicidade

Eletrônicos importados para os Estados Unidos estão isentos das tarifas recíprocas do presidente Donald Trump, de acordo com um aviso da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA publicado na noite desta sexta-feira (11).

Smartphones, monitores de computador e diversos componentes eletrônicos estão entre os produtos isentos. A isenção se aplica a produtos que entram nos Estados Unidos ou são retirados dos armazéns a partir de 5 de abril, de acordo com o aviso.

A medida ocorre após o governo Trump impor uma tarifa mínima de 145% sobre produtos chineses importados para os Estados Unidos. As tarifas teriam um grande impacto sobre gigantes da tecnologia como a Apple, que fabrica iPhones e outros produtos na China.

Aproximadamente 90% da produção e montagem do iPhone da Apple são realizadas na China, de acordo com estimativas da Wedbush Securities.

A Counterpoint Research, empresa que monitora as remessas globais de smartphones, estimou que a Apple tem até seis semanas de estoque nos Estados Unidos. Assim que esse estoque acabar, os preços devem subir.

O presidente Donald Trump disse aos repórteres na sexta-feira, no avião presidencial americano, que poderia haver possíveis exclusões em suas tarifas abrangentes.

“Pode haver algumas exceções por razões óbvias, mas eu diria que 10% é um piso”, disse Trump.

A Casa Branca não respondeu ao pedido de comentário da CNN.

Economistas alertaram que o custo das tarifas pode, em última análise, ser repassado ao consumidor. Esse medo fez com que muitos americanos corressem para comprar itens caros, como carros e eletrônicos, à medida que o sentimento do consumidor caiu para níveis historicamente baixos.

O governo Trump afirma que essas tarifas trariam mais empregos na indústria para os Estados Unidos e reverteriam um declínio de décadas. Mas alguns produtos não podem ser facilmente fabricados ou encontrados nos Estados Unidos, aumentando assim os custos de produção em fábricas americanas.

Semicondutores e microchips estão entre os produtos fortemente terceirizados para fábricas na Ásia devido aos custos mais baixos. Essas peças eletrônicas agora estão isentas, de acordo com o aviso de sexta-feira. Isso poderia ajudar fabricantes de chips asiáticos, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a sul-coreana Samsung e a SK Hynix.

Embora a TSMC esteja construindo fábricas de chips no Arizona, planos que foram anunciados em 2020 durante o primeiro mandato de Trump, o presidente tem repetidamente acusado Taiwan de roubar a indústria de chips dos Estados Unidos.

 

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress