A maioria das cidades da Bahia podem sofrer com chuva intensa neste domingo (13). O alerta amarelo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Salvador e cerca de 300 municípios baianos. O aviso é válido até às 10 horas de segunda-feira (14), mas pode ser prorrogado.
Segundo o boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal), atualizado no começo da tarde, em apenas 24 horas a capital acumulou 40 milímetros de chuva. Os bairros do Cassange, Plataforma e Coutos registraram os maiores volumes.
A chuva foi intensa ao longo da madrugada e durante a manhã. No período da tarde, os bairros da capital baiana apresentam tempo nublado. Até o momento não há informações de deslizamentos de terras nem de outras intercorrências.
No entanto, a população deve ficar atenta às condições climáticas. Chuvas rápidas e intensas podem causar alagamentos, enquanto ventos fortes podem derrubar galhos de árvores.
Em Camacan, por exemplo, no sul da Bahia, mais de 100 famílias foram afetadas e quase 40 ficaram desalojadas por conta de fortes chuvas que provocaram estragos na última sexta (11). Casas ficaram alagadas, ruas danificadas e ventos provocaram até destelhamentos. Veja abaixo:
O prefeitura da cidade informou que a chuva deu uma trégua no sábado e equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil começaram a realizar vistorias nos imóveis e a gestão municipal avalia publicar um decreto de emergência.
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas de até 50 milímetros por dia acompanhada de ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h na região. Outros estados da região Nordeste como Maranhão, Piauí e Ceará também estão sob alerta.
Em caso de riso, a população deve acionar a Codesal através do número 199.