O meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, disse na edição de hoje (14) do telejornal Mercado & Companhia que as temperaturas devem despencar nos próximos dias em algumas partes do Brasil. Segundo Müller, a formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico que, além do frio, traz chuva, também pode provocar geadas em alguns pontos do Brasil.
Ciclone, frio e geada
O fenômeno meteorológico está previsto para ocorrer durante o próximo fim de semana (feriadão de Páscoa e Tiradentes) e deve atingir a região Sul, partes do Sudeste e Centro-Oeste do país. Arthur fez um alerta sobre a possibilidade de geadas nas serras Gaúcha e Catarinense, além de uma pequena área do estado do Paraná. A ocorrência da geada pode causar prejuízo aos agricultores destas regiões.
As temperaturas mínimas podem chegar a 4° C nas partes mais altas do Sul do Brasil e a onda de frio alcança as regiões de Dourados, Ponta Porã e Campo Grande, todas em Mato Grosso do Sul. Municípios do leste do estado de São Paulo e sul de Minas Gerais também devem sentir os efeitos do ciclone, com os termômetros marcando a mínima de 12° C nessas regiões.
Chuvas
Nos próximos cinco dias, o meteorologista disse que as chuvas serão bem distribuídas na região Centro-Oeste do Brasil e em alguns estados do Sudeste como Minas Gerais. No Nordeste, principalmente no interior, apesar da chuva dos últimos dias, o volume ainda não é o suficiente para deixar o solo propício ao agricultor.
Na região do Matopiba, o volume de chuva pode alcançar os 40mm até sábado (19). No Sul, antes da chegada do ciclone, os dias serão de tempo seco especialmente no Rio Grande do Sul.