Hoje, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, um grão de enorme importância cultural, econômica e afetiva. Para Pedro Okagawa Braga, de apenas 9 anos, morador de São Paulo, o café tem importância ainda maior.
Enquanto muitas crianças nessa idade ainda estão descobrindo seus hobbies e interesses, Pedro criou uma marca de café especial, o Pedro Eco. O menino cuida da organização da empresa, do estoque, vendas e até da identidade visual do seu produto.
Os familiares do garoto explicam que o jovem sempre teve aptidão para os negócios. Chegou a vender desenhos na praia e copos feitos a partir da casca de coco – foi desta última iniciativa que surgiu a identidade Pedro Eco, nome que remete à preocupação com a sustentabilidade.
A entrada no mundo do café
A ideia de comercializar café surgiu durante uma visita à cafeteria de um amigo da família, que trabalha com torrefação e distribuição de cafés especiais de pequenos produtores. A mãe de Pedro, Adriana Okagawa Januário Braga, aprecia o café, e durante um bate-papo, surgiu a proposta de criar um pequeno primeiro lote exclusivo para Pedro vender. No início, foram produzidos apenas 20 pacotes, que foram vendidos pelo menino para amigos e familiares.
Empolgado, Pedro passou a estudar e se interessar pelo assunto. “Fomos até acompanhar como é feita a torrefação do grão. Não somos especialistas na área, mas hoje, ele sabe diferenciar os tipos de café, e entende a importância dos pequenos produtores”, conta a mãe.
O amigo da família continua fornecendo os lotes de café para Pedro, que segue comercializando os produtos. “Ele está super animado com isso, gosta muito de falar e explicar sobre o café, além de vender. E apesar do Pedro ser uma criança tímida, para vender os produtos dele, ele se torna muito comunicativo”, acrescenta Adriana.
Apesar de sua rotina empreendedora, Pedro não abre mão dos estudos. “A prioridade dele sempre será estudar. Ele pode empreender e vender seus produtos, mas o mais importante é que ele tenha uma boa formação e esteja preparado para o futuro”, afirma.
O talento e a determinação de Pedro chamaram a atenção dos professores. Em uma ocasião, ele presenteou alguns docentes da escola com pacotes de café personalizados, impressionando os docentes com o nível profissional da embalagem e o conhecimento técnico sobre o produto.
“Ele sempre foi um aluno muito inteligente e criativo. Desde pequeno, se destacava nas atividades. Quando vimos a qualidade do trabalho dele com o café, ficamos impressionados”, relata a coordenadora pedagógica da escola Bilíngue Aubrick, onde Pedro estuda, Patricia Torres Azevedo, que foi professora do menino em seu primeiro ano na instituição.


E o jovem tem ambições ousadas para seu negócio: sonha em diversificar os produtos e criar novas empresas, expandindo sua marca e consolidando o Pedro Eco, incorporando novos segmentos e tornando-se um verdadeiro empreendedor serial.
“Quando eu for adulto e maior de idade, quero abrir uma loja física, ter um CNPJ, começar a investir em anúncios pagos e contratar um funcionário para me ajudar. Também quero ampliar meu site de e-commerce para vender café para todo o Brasil e, no futuro, expandir internacionalmente”, disse Pedro.
Mas nem só de negócios vive o jovem: Pedro também encontra tempo para outras atividades. Em seu tempo livre, gosta de andar de bicicleta, passear de metrô aos finais de semana, tocar piano e, claro, continuar aprendendo sobre café.