Lançado como parte do programa de enfrentamento à criminalidade, o canal de denúncias por telefone e internet do Mato Grosso recebeu 380 relatos no primeiro mês de funcionamento. A iniciativa tem como foco o combate a facções criminosas, com destaque para ações contra extorsões a empresas.
O serviço, implementado pelo governo estadual no início de março, tem registrado uma média de 13 denúncias por dia. A maioria das informações, cerca de 90%, chegou por meio do telefone 181, conhecido como Disque Extorsão. As demais foram registradas pela internet, através da aba específica no portal oficial da Secretaria de Segurança Pública.
Com base nessas denúncias, forças de segurança deflagraram a segunda operação contra grupos criminosos envolvidos em extorsão e lavagem de dinheiro, tendo como alvos empresas de distribuição de água mineral em municípios da região metropolitana da capital. A ação, realizada no fim de março, cumpriu 30 ordens judiciais, entre mandados de prisão, busca e apreensão, bloqueios de contas e sequestro de veículos. O prejuízo inicial estimado ao crime organizado foi de R$ 1,5 milhão.
Apesar do curto período de funcionamento, as denúncias já têm contribuído efetivamente para investigações e operações. A população tem sido incentivada a continuar colaborando com informações, sob a garantia de sigilo absoluto — o sistema criptografa os dados e oculta o número do denunciante.
O canal 181 integra um conjunto de medidas para o combate às facções, lançado pelo governo estadual no fim de 2024. Entre as ações, estão a convocação de novos servidores para a segurança pública, ampliação de delegacias especializadas e a criação de um comitê estratégico com representantes dos três poderes e da sociedade civil.