Fiscalização ambiental flagra extração ilegal de minérios em quatro municípios de Mato Grosso

Publicidade

Em quatro municípios do norte de Mato Grosso, uma operação de fiscalização ambiental realizada entre os dias 25 de março e 1º de abril resultou na autuação de 11 empreendimentos por extração mineral irregular. A ação, que contou com a atuação conjunta de uma força-tarefa ambiental e equipes de segurança, inspecionou 12 locais nas cidades de Colíder, Guarantã do Norte, Paranaíta e Alta Floresta.

Durante a fiscalização, seis escavadeiras hidráulicas foram apreendidas, além de dez motores com bombas d’água. Cinco dessas máquinas e os equipamentos foram destinados a uso público nos próprios municípios. O valor total das multas aplicadas ultrapassa R$ 550 mil. Oito dos empreendimentos fiscalizados tiveram suas atividades embargadas.

A operação teve como base denúncias encaminhadas ao Ministério Público e à Ouvidoria Ambiental, além de imagens de satélite analisadas por sistemas de monitoramento. Quatro dos locais fiscalizados possuíam licença ambiental, mas foram flagrados operando fora dos limites autorizados, como em áreas não previstas nos projetos aprovados.

As ações priorizaram a segurança das equipes envolvidas e contaram com o apoio logístico de prefeituras locais, que forneceram estrutura para o depósito dos bens apreendidos. A proximidade dos alvos com áreas urbanas favoreceu a comunicação e o deslocamento das forças de fiscalização.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress