O comentarista Caio Coppolla e o advogado Vitor Marques discutiram, nesta terça-feira (15), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se armar a Guarda Municipal fortalece a segurança pública.
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, por 43 votos a 7, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 23-A/2018, que autoriza a Guarda Municipal a utilizar armas de fogo. A proposta também amplia as atribuições da corporação.
Coppolla diz ser óbvio que armar as guardas é positivo.
“Como os policiais vão se defender dos criminosos? E sendo bem sincero: como os policiais e os guardas civis vão nos defender dos criminosos se eles também não estiverem armados? Eu acho que, se a esquerda e o governo Lula são contra o uso de armas de fogo por agentes de segurança, então eles deviam dar o exemplo e desarmar as suas escoltas e as escoltas das suas famílias”, opinou.
Marques entende que o número de armas não significa mais segurança.
“O Brasil hoje é o sexto país em número de armas a cada 100 mil pessoas e isso não representa a nossa segurança sendo a sexta no planeta. De 2017 para 2022 nós tivemos o aumento de 144% de pessoas com armas, em relação aos CACs [Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores] nós tivemos um aumento de 1.140% e isso não refletiu em mais segurança para a população brasileira”, disse.