1 de Maio de 2025

Alerta laranja! Chuvas de até 100 mm podem atingir todos os estados do Sudeste

Publicidade

    Áreas de instabilidade devem provocar chuvas fortes, com rajadas de vento de até 100 km/h nos quatro estados da Região Sudeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição climática (Alerta Laranja) tem grau de severidade considerado perigoso, com riscos potenciais à população.

    A chuva pode acumular entre 30 e 60 mm por hora, ou entre 50 e 100 mm ao dia, acompanhada de ventos intensos (60 a 100 km/h). O órgão meteorológico alerta para risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

    Áreas atingidas pela chuva

    • Minas Gerais: Zona Central, Zona da Mata, Oeste, Sul, Sudoeste, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Jequitinhonha e Norte do estado.
    • Espírito Santo: Vale do Rio Doce, regiões Central, Sul e Noroeste do estado.
    • São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Vale do Paraíba, Piracicaba e Região Metropolitana de São Paulo.
    • Rio de Janeiro: Regiões Noroeste, Norte e Sul Fluminense.

    Alerta Amarelo

    Outra grande área do território brasileiro também segue em estado de atenção por causa da chuva, porém com menor intensidade. Todos os estados do Centro-Oeste — incluindo o Distrito Federal —, parte de São Paulo, Acre, Amazonas e Rondônia estão sob essa condição.

    Instruções

    O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e que evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

    “Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informa o comunicado.

    Canal Rural

    Compartilhe essa Notícia:

    publicidade

    publicidade

    plugins premium WordPress