10 de Maio de 2025

Fiscalização intensa tira de circulação centenas de motos irregulares em Mato Grosso

Publicidade

    Mato Grosso | A circulação de motocicletas em situação irregular tem sido alvo de ações reforçadas em Cuiabá e Várzea Grande. Com foco em coibir infrações e garantir mais segurança no trânsito, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) intensificou operações de fiscalização nas duas cidades, por meio das iniciativas Lei Seca e Tolerância Zero – Duas Rodas, com participação integrada de diferentes forças de segurança.

    Desde janeiro, nove operações Lei Seca específicas para motos e quatro Tolerância Zero – Duas Rodas foram realizadas. Nelas, mais de 750 autos de infração foram emitidos e cerca de 400 veículos removidos das vias. Dez pessoas foram presas, a maioria por embriaguez ao volante, e uma por cumprimento de mandado judicial.

    Em uma das ações, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, agentes apreenderam uma moto com quase R$ 56 mil em dívidas de multas. O veículo acumulava 229 infrações e era conduzido por uma pessoa sem habilitação, com documentação em nome de terceiro.

    Nas abordagens da Tolerância Zero – Duas Rodas, foram aplicadas 293 multas, sendo 80 por condução sem habilitação. Ao todo, 171 motos foram paradas e 123 removidas. As operações também resultaram em 16 prisões por crimes como embriaguez, posse de entorpecentes e direção perigosa.

    As ações em Mato Grosso são realizadas com o apoio de órgãos como a Polícia Militar, Detran, Politec, Guarda Municipal e outras instituições ligadas à segurança pública e mobilidade urbana.

    A coordenação das operações aponta que houve aumento significativo na circulação de motocicletas irregulares e no envolvimento desses veículos em práticas criminosas. A ausência de placas, escapamentos adulterados e a condução por pessoas sem habilitação são algumas das irregularidades mais comuns observadas.

    Motos estão ligadas à maioria das mortes no trânsito

    Levantamento da Delegacia de Delitos de Trânsito aponta que, entre janeiro e 17 de abril, 45 pessoas morreram em acidentes nas vias da região metropolitana de Cuiabá. Dessas, 60% estavam em motocicletas.

    O principal fator apontado é a imprudência, como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, ultrapassagens indevidas e manobras perigosas. Embora o consumo de álcool tenha deixado de ser a principal causa de sinistros fatais — atualmente, menos de 5% dos acidentes com morte envolvem motoristas alcoolizados — a condução sem habilitação e a retirada intencional das placas continuam a representar riscos graves à segurança pública.

    As operações integradas seguem como estratégia principal para combater esse cenário e reduzir os índices de violência no trânsito.

    MATO GROSSO – CenárioMT

    Compartilhe essa Notícia:

    publicidade

    publicidade

    plugins premium WordPress