2 de Maio de 2025

Mato Grosso tem redução de acidentes e mortes no trânsito considerável

Publicidade

    Mato Grosso reduziu em 40% os óbitos e sinistros de trânsito nos últimos sete anos. Para ampliar ainda mais esses resultados, o governo estadual reativou as ações do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

    A proposta é atingir a meta estabelecida junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a diminuição de pelo menos 50% nas mortes e acidentes até 2030. Atualmente, o estado registra, em média, 1.200 mortes por ano no trânsito — número que, segundo dados da SES, pode ser multiplicado por seis ao se considerar pessoas com sequelas permanentes que demandam atendimento contínuo do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Na última quinta-feira (17), um representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) esteve em Cuiabá para discutir estratégias de fortalecimento da mobilidade segura e sustentável. Durante o encontro, foi ressaltada a abordagem inovadora que integra segurança viária ao conceito de promoção da saúde, indo além da prevenção de acidentes para promover uma cultura de deslocamento responsável e saudável.

    O plano de trabalho previsto inclui ações coordenadas entre diversas instituições públicas e privadas. Estiveram presentes na reunião representantes de órgãos de saúde, segurança pública, educação, transporte e atendimento de urgência, além da concessionária responsável por trechos rodoviários no estado.

    O Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito foi criado em 2019 com foco em estratégias articuladas para reduzir lesões, acidentes e mortes. A retomada das ações visa manter o ritmo de queda nos índices e ampliar os impactos positivos nas políticas de mobilidade urbana e saúde coletiva.

    MATO GROSSO – CenárioMT

    Compartilhe essa Notícia:

    publicidade

    publicidade

    plugins premium WordPress