4 de Maio de 2025

Morre Papa Francisco

Publicidade

    Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, era argentino e foi conclamado como líder máximo da Igreja Católica em março de 2013. Durante 12 anos, Francisco rodou o mundo levando a mensagem do evangelho. Esteve no Brasil, como papa, uma e única vez, cerca de quatro meses após ser alçado pontífice. A notícia da morte de Francisco foi feita pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.

    “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, afirmou.

    A informação, nesta segunda-feira (21), em Roma, aconteceu menos de um mês após o papa deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia. Ontem, durante o domingo de Páscoa, ele apareceu em público no Vaticano, quando fez a última saudação aos fiéis.

    Agronegócio

    Ao longo de sua trajetória, o agronegócio foi pautado por Francisco. Em 2016, ele se reuniu com membros da Associação Internacional Católica Rural (Icra, da sigla em inglês). Na época, o papa falou sobre a importância da agricultura em alimentar a população mundial.

    O pontífice lembrou ainda da importância da agricultura no desenvolvimento das nações, mas fez uma crítica ao modelo adotado. “Em algumas áreas geográficas, de fato, o desenvolvimento da agricultura continua a ser a principal resposta possível à pobreza e escassez de alimentos. Mas isso funciona para remediar a falta de aparatos institucionais, para a aquisição desigual da terra cuja produção não está sujeita aos beneficiários legítimos, por métodos especulativos, ou injusto, e para a falta de políticas específicas nacionais e internacionais”, disse.

    Manifestações pela morte do papa

    Vários líderes e autoridades de muitos países lamentaram a morte do papa, entre eles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente francês Emmanuel Macron, rei Charles III da Inglaterra e até o presidente argentino, Javier Milei, que era um crítico de Francisco, se manifestou dizendo que “apesar das diferenças, que hoje parecem insignificantes”, foi uma honra tê-lo conhecido “em sua bondade e sabedoria”.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco e divulgou uma nota sobre o falecimento do líder da Igreja Católica. “Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

    O presidentes do Senado, David Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, também se manifestaram e lamentaram a morte.

    Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. A partir de agora, o Vaticano seguirá uma série de rituais que vão desde a forma como o corpo do papa ficará exposto até a mudança no governo da igreja. Para definir um sucessor, os líderes católicos realizam um processo conhecido como conclave.

    Canal Rural

    Compartilhe essa Notícia:

    publicidade

    publicidade

    plugins premium WordPress