O avanço das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) foi tema de um workshop promovido pela Infra S.A. com a participação da Vale, empresa responsável pela construção do primeiro trecho da ferrovia, com 383 quilômetros entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). O encontro, realizado na última semana, teve como foco alinhar ações para a execução do projeto e detalhar os progressos obtidos.
Durante a reunião, foram apresentados os dados das desapropriações realizadas em 2023, que somaram 247 km de frente de obras liberadas, equivalente à totalidade do trecho da ferrovia no estado de Goiás. O resultado foi impulsionado por três mutirões de conciliação, promovidos para agilizar os processos com os proprietários de áreas afetadas.
A Vale também apresentou os contratos já em andamento para as etapas de drenagem e terraplanagem, incluindo a construção da ponte sobre o Rio Araguaia. Outros avanços apontados foram a aquisição de 25 mil dormentes e a aprovação de projetos executivos de mais duas etapas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou a importância do alinhamento técnico para acelerar a execução da ferrovia. “O andamento das obras é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil. A Infra S.A. tem atuado para garantir que os investimentos na ferrovia sejam feitos dentro do prazo e qualidade estabelecidos pelo Ministério dos Transportes”, afirmou.
Obra estratégica para a logística nacional
As obras da FICO são executadas pela Vale como contrapartida da prorrogação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, firmada em dezembro de 2020. Após a conclusão do trecho Mara Rosa–Água Boa, a Infra S.A. poderá realizar a subconcessão do ativo à iniciativa privada, revertendo os recursos arrecadados em novos investimentos na malha ferroviária do país.
A FICO (EF-354) integra a política de desenvolvimento logístico do Brasil, conectando os polos produtores de grãos do Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul, possibilitando o escoamento da produção até os portos de São Luís (MA), Santos (SP) e Paranaguá (PR). A ferrovia completa terá 888 km de extensão, com o segundo trecho projetado entre Água Boa e Lucas do Rio Verde (MT).
O projeto da FICO foi iniciado em 2010, com a elaboração do primeiro traçado de Campinorte (GO) a Água Boa (MT). Em 2012, foi concluído o trecho de Água Boa a Lucas do Rio Verde. Após revisão técnica, o traçado inicial foi otimizado e alterado para iniciar em Mara Rosa, o que resultou em ganhos operacionais sem aumento no custo de implantação.
Além do trecho da FICO, o acordo de Investimentos Cruzados firmado entre a Vale, ANTT e Infra S.A. também prevê o fornecimento de insumos para a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), entre Caetité e Barreiras, na Bahia.
A construção da FICO é considerada uma das mais relevantes iniciativas para ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro, reduzindo custos logísticos e promovendo desenvolvimento regional nos estados de Goiás e Mato Grosso.