Nos dias 10 e 11 de abril, Cuiabá sediou uma visita técnica de acompanhamento do Programa REM Mato Grosso (REM MT) por uma comitiva do Governo do Reino Unido. O encontro teve como foco principal a avaliação dos resultados da primeira fase do programa e o planejamento estratégico para a sua segunda etapa.
O Programa REM-MT, financiado em parceria pelos governos do Reino Unido e da Alemanha, através do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), representa um reconhecimento internacional aos avanços de Mato Grosso na redução do desmatamento, que alcançou 90% entre 2004 e 2014. Os recursos provenientes dessa iniciativa têm sido direcionados para o fortalecimento de políticas ambientais e o apoio a projetos sustentáveis no estado.
A delegação britânica contou com a presença de importantes nomes da agenda ambiental internacional, incluindo a Representante Especial para Natureza, Ruth Davis, e a Chefe da Unidade Internacional de Florestas, Maggie Charnley, além de outros gestores e coordenadores de programas ambientais do Reino Unido.
Durante a visita, o grupo se reuniu com representantes chave do governo de Mato Grosso e de organizações parceiras, como o Secretário de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Alex Marega, o Tenente Coronel Rafael Marcondes do BEA-MT, a Coordenadora do Programa REM MT, Lígia Nara, e o Superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Victor Salviati.
Na ocasião, foram apresentadas as principais estratégias e ferramentas implementadas pelo estado para combater o desmatamento e as mudanças climáticas. Entre elas, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais, o Sistema de Gestão de Alertas de Desmatamento (SIGA Alerta) e as políticas relacionadas ao REDD+, salvaguardas socioambientais e gestão de riscos.
A programação também incluiu visitas de campo a projetos apoiados pelo REM MT, considerados exemplos de sucesso. A comitiva conheceu iniciativas nas comunidades Aguaçu, em Cuiabá, e Serragem, em Nossa Senhora do Livramento, onde puderam observar os resultados práticos da aplicação dos recursos e a relevância do envolvimento das comunidades locais na conservação ambiental.