A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso entregou nesta terça-feira (22) um lote com 24 tipos diferentes de equipamentos de saúde destinados às 41 unidades prisionais masculinas e femininas do estado. O investimento total, proveniente de recursos estaduais, foi de R$ 300 mil.
Os equipamentos incluem autoclaves, balanças, compressores, cadeiras de banho e de rodas, eletrocardiógrafos, camas hospitalares, micromotores odontológicos, cadeiras de coleta, caixas térmicas, leitores de raio X e testes para HIV.
Segundo a Secretaria, a iniciativa tem como objetivo aprimorar o atendimento aos reeducandos, além de oferecer melhores condições para as equipes de saúde que atuam nas unidades. Os novos insumos serão distribuídos entre consultórios médicos, odontológicos e áreas específicas voltadas à saúde feminina, incluindo exames preventivos.
A aquisição representa um avanço importante para os serviços prestados diariamente por profissionais como enfermeiros, técnicos, psicólogos, médicos e dentistas, que cuidam da saúde dos privados de liberdade no sistema penitenciário.