Natal dos Sonhos deve aquecer o comércio local em 7% em relação ao ano passado

Publicidade

As celebrações natalinas, dentro do Natal dos Sonhos, promovido pela Prefeitura de Sinop, devem movimentar o comércio local e promover um aquecimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é feita pela Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), com base no levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

O presidente da Aces, Fábio Migliorini, destaca que a festividade promovida pela Prefeitura de Sinop incentiva os consumidores a saírem de casa e encontrarem no comércio uma nova experiência nas compras de Natal e Ano Novo, dispensando as tradicionais e cômodas compras online.

“Nós, da Associação Comercial, temos uma visão muito positiva para este Natal. O milho rendeu uma boa receita para a região e vai irrigar a economia local. Ações como a parada natalina e a decoração impulsionam ainda mais o comércio local a vender. Elas incentivam o consumidor a sair da casa dele — onde está preso na internet, fazendo compras online — e o trazem para a rua, para experimentar o comércio local. Então, é uma ação muito positiva, e a gente estima um aumento entre 6% e 7%, dados da Fecomércio, em relação ao ano passado”, explicou.

Migliorini ressalta ainda que, além das compras dos próprios moradores, o Natal dos Sonhos, com suas atratividades, traz turistas de toda a região para aproveitar as celebrações locais, o que também contribui para o aumento das vendas.

“Toda a decoração e todo o movimento que estão sendo feitos, principalmente com as paradas natalinas, trazem consumidores de toda a região. Sabemos que, quando falamos de Sinop, não estamos falando só do município, mas de toda a região, e isso acaba fomentando muito o comércio e incentivando as pessoas a terem experiências de compra no comércio local”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, explica que a escolha do local para a realização das celebrações de Natal foi proposital, com o intuito de impulsionar o comércio e o giro da economia local. Para ele, a concentração de pessoas na região central, associada ao horário estendido do comércio, possibilita e incentiva os consumidores a fazerem compras nas lojas próximas.

“O prefeito Roberto Dorner trouxe o Natal dos Sonhos, como nos natais anteriores, para a Praça da Bíblia, justamente para impulsionar as compras de Natal e Ano Novo no comércio do centro. A Avenida Governador Júlio Campos figura como o local onde há a maior concentração de empresas que oferecem opções de presentes, foco deste período do ano. O objetivo, além de promover cultura, turismo e lazer à população, é vincular as celebrações ao giro comercial. Temos um dado hoje que nos mostra que, a cada real investido em turismo, sete reais retornam para o comércio”, afirmou.

 

Horário Estendido do Comércio

Desde 28 de novembro, em decorrência das celebrações natalinas e com foco no aquecimento do comércio provocado pelas datas comemorativas de Natal e Ano Novo, o comércio está autorizado, pelo Decreto 340/2025, a funcionar em horário estendido. De segunda a sábado, as lojas poderão abrir até as 21h; aos domingos, até as 19h; e no dia 24, véspera de Natal, até as 17h.

O decreto determina que o horário estendido se encerra no dia 24 de dezembro.

Natal dos Sonhos

A tradicional, principal e maior festa natalina de Sinop — o Natal dos Sonhos — é realizada pela Prefeitura de Sinop e organizada pelas Secretarias de Governo e Planejamento Estratégico e de Cultura, Esporte e Turismo. O evento começa neste sábado (06) e segue até o dia 5 de janeiro de 2026. Todas as noites haverá apresentações culturais.

A Vila Natalina funcionará de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana (sábado e domingo), das 16h às 22h. A festa contará com brinquedos: Roda-Gigante (disponível de 06/12 a 18/12), Twister e carrossel, disponíveis de 06/12 a 06/01. Todos serão de uso gratuito.

A Casa do Papai Noel fará atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos finais de semana, das 16h às 22h, até o dia 23/12. No mesmo horário, a população poderá usufruir do Castelo das Luzes, um novo atrativo proposto para a edição de 2025. Trata-se de um espaço especialmente preparado para registros fotográficos.

Prefeitura Municipal de Sinop – MT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade