CEO do Softbank prevê futuro em que super-IA trata humanos como “peixes”

Publicidade

CEO do Softbank afirma que inteligência artificial (IA) pode superar humanos em 10 mil vezes e até vencer um prêmio Nobel.

Superinteligência artificial pode até ganhar um Nobel, afirma líder do Softbank
Superinteligência artificial pode até ganhar um Nobel, afirma líder do Softbank (Imagem: Novikov Aleksey / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O CEO do Softbank, Masayoshi Son, voltou a chamar atenção para o futuro da inteligência artificial ao afirmar que uma superinteligência poderia superar os seres humanos de forma tão ampla que nos colocaria na posição equivalente à de “peixes”. A fala ocorreu durante um encontro em Seul com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, onde o executivo reforçou a visão de que uma IA altamente avançada — a chamada Artificial Superintelligence (ASI) — poderá atingir um nível de capacidade intelectual “10 mil vezes superior” à humana. As informações são da AFP.

A declaração ganha peso diante do histórico do Softbank como um dos maiores investidores da OpenAI e reforça o debate internacional sobre os limites, riscos e potenciais da tecnologia.

IA
Executivo reforçou a visão de que uma IA altamente avançada poderá atingir um nível de capacidade intelectual “10 mil vezes superior” à humana (Imagem: Gumbariya/Shutterstock)

Superinteligência 10 mil vezes mais capaz, diz CEO do Softbank

Durante a reunião, Son comparou o possível futuro da relação entre humanos e IA ao vínculo atual entre pessoas e seus animais de estimação. Segundo ele, a diferença de inteligência seria tão elevada quanto aquela entre um humano e um peixe dourado em um aquário.

Ele afirmou que essa ASI não teria interesse em prejudicar humanos, ressaltando que não haveria “necessidade de nos comer”, já que esse tipo de sistema não depende de proteína ou processos biológicos.

O presidente sul-coreano respondeu em tom leve, dizendo estar “um pouco preocupado”, e perguntou se uma super-IA poderia até ganhar o Prêmio Nobel de Literatura — possibilidade que Son afirmou acreditar.

masayoshi son
CEO da Softbank comparou o possível futuro da relação entre humanos e IA ao vínculo atual entre pessoas e seus animais de estimação (Imagem: glen photo/ Shutterstocl)

O cenário da IA avançada

Apesar de cientistas considerarem a ASI ainda distante, o setor discute que um passo essencial pode estar mais próximo: a chegada da Inteligência Artificial Geral (AGI), capaz de superar humanos na maioria das tarefas.

Leia mais:

Segundo especialistas citados no debate global, essa etapa pode surgir dentro de uma década e abrir caminho para sistemas ainda mais complexos — cenário que sustenta o otimismo e as advertências feitas pelo Softbank.

Maurício Thomaz

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Olhar Digital

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade