Internacional garante permanência na Série A com vitória sobre o Bragantino

Publicidade

O Santos Futebol Clube respirou aliviado neste domingo ao cravar sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, superando o Cruzeiro por 3 a 0 em um confronto decisivo na Vila Belmiro. A vitória não apenas afastou o fantasma do rebaixamento na última rodada, como também assegurou ao Peixe uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026.

O grande destaque da tarde foi Thaciano, que, inicialmente contestado pela torcida, transformou vaias em aplausos com dois gols rápidos no primeiro tempo. João Schmidt completou o placar para o Alvinegro Praiano, que encerrou sua campanha na 12ª posição, com 47 pontos.

Thaciano, o herói improvável

A expectativa era grande na Vila Belmiro, com o Santos precisando da vitória para selar seu futuro na elite do futebol nacional. O técnico Juan Pablo Vojvoda surpreendeu ao escalar Thaciano entre os titulares, uma decisão que se mostrou certeira. O meia-atacante, que chegou a ser alvo de assobios da arquibancada, calou os críticos em apenas dois minutos.

O time da casa começou pressionando, buscando encurralar o adversário. Neymar e Guilherme criaram boas chances nos primeiros minutos, e um susto do Cruzeiro, com um gol de Gabigol anulado por impedimento, manteve a tensão. No entanto, aos 25 minutos, Guilherme cobrou um escanteio preciso e Thaciano subiu para cabecear, abrindo o placar. Mal deu tempo para a torcida comemorar, e aos 27, Igor Vinícius tabelou com Neymar e cruzou para a área, onde Thaciano apareceu livre para ampliar, levando a Vila Belmiro ao delírio. O Santos ainda teve outras oportunidades de aumentar a vantagem no primeiro tempo, com Guilherme carimbando a trave.

Cruzeiro com foco na Copa do Brasil

No segundo tempo, o Cruzeiro, que optou por uma escalação alternativa visando a semifinal da Copa do Brasil, teve mais um gol anulado por impedimento, desta vez com Rayan. O Santos, por sua vez, manteve o ritmo e consolidou sua vitória. Aos 14 minutos, em mais uma cobrança de escanteio de Guilherme, João Schmidt subiu e cabeceou para o fundo das redes, marcando o terceiro gol e selando a tranquilidade.

Com a vitória garantida, o Peixe administrou o resultado nos minutos finais, celebrando a permanência na Série A e a classificação para o torneio continental.

Para o Cruzeiro, que terminou o Brasileirão em um honroso terceiro lugar com 70 pontos, a atenção agora se volta para o desafio da Copa do Brasil. A equipe mineira enfrentará o Corinthians no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro, às 21h30 (de Brasília), pela semifinal da competição.

FICHA TÉCNCA
                                                                                Santos 3 x 0 Cruzeiro
Competição Campeonato Brasileiro (38ª rodada)
Local Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data 07 de dezembro de 2025 (domingo)
Horário 16 horas (de Brasília)
Público 15.068
Renda R$743.978,75
Cartões Amarelos Santos: Thaciano, Guilherme
Cruzeiro: Rayan, Gabi
Cartões Vermelhos Nenhum
Árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
VAR Caio Max Augusto Vieira (GO)
Gols (Santos) Thaciano, aos 25 do 1ºT
Thaciano, aos 27 do 1ºT
João Schmidt, aos 14 do 2ºT
Escalação Santos Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt (Bontempo), Willian Arão (Tomás Rincón) e Neymar; Barreal (Rollheiser), Guilherme (Robinho) e Thaciano (Tiquinho Soares)
Escalação Cruzeiro Léo Aragão; Fagner, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Walace (Murilo), Matheus Henrique, Japa (Ryan Guilherme) e Eduardo (Arroyo); Rayan (Kaique Kenji) e Gabigol (Bolasie)

AGÊNCIA ESPORTE

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade