Exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens de tirar o fôlego
Compartilhe esta matéria
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas imagens de tirar o fôlego. Confiram:

A primeira imagem é da belíssima Messier 74 ou Galáxia Fantasma, uma galáxia espiral localizada a 32 milhões de anos-luz de distância na direção da Constelação de Peixes. Messier 74 tem dois braços espirais bem definidos que abrigam cerca de 100 bilhões de estrelas e se estendem por cerca de 95 mil anos-luz no espaço. Essa gigantesca estrutura se afasta de nós a cerca de 793 quilômetros por segundo e foi registrada nos céus escuros da cidade de Matureia durante o 12° Encontro Paraibano de Astrofotografia por nossa amiga Eneida Pereira, enquanto ela conversava conosco aqui no Olhar Espacial.
Original em: https://www.instagram.com/p/DRLDp1Ijq-V/

Já a segunda imagem é um registro fotográfico absolutamente absurdo alcançado por um astrofotógrafo americano. Famoso por suas imagens nítidas e detalhadas do Sol e da Lua, Andrew McCarthy capturou essa imagem surreal do momento em que o paraquedista Gabriel Brown salta em queda livre, diante da fervilhante esfera solar. A foto resultante foi chamada de “A Queda de Ícaro”, uma referência à mitologia grega, onde Ícaro, é presenteado com asas feitas pelo seu pai artesão, mas desobedece suas instruções e voa muito perto do Sol. O calor derrete a cera usada na construção das asas e Icaro cai do céu.
Original em:https://x.com/AJamesMcCarthy/status/1989027887689998561
Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.








