Ford entra na corrida por energia para data centers

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Enquanto a demanda de data centers cresce, montadora vai investir US$ 2 bilhões e adaptar fábricas para produzir baterias em larga escala

Logo da Ford na fachada de um prédio da montadora
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

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A Ford anunciou na última segunda-feira (15) seus planos para entrar no mercado de armazenamento de baterias, com foco em atender à crescente demanda por energia de data centers e redes elétricas.

A montadora aproveita sua capacidade de produção de baterias para veículos elétricos nos Estados Unidos e a adapta para sistemas de armazenamento de energia em larga escala.

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Ford transforma fábrica no Kentucky para produzir baterias além dos veículos – Imagem: Make more Aerials/Shutterstock

Nova linha de produção no Kentucky

  • A empresa planeja converter sua fábrica em Glendale, Kentucky, para fabricar sistemas avançados de armazenamento de energia.
  • Com um investimento de cerca de US$ 2 bilhões, a Ford pretende criar uma nova fonte de receita, além da fabricação de veículos, e construir 20 GWh de capacidade anual de armazenamento.
  • A produção começará em 2027, com baterias de alta capacidade para atender às necessidades de data centers e concessionárias de energia.

Parceria estratégica e expansão para o mercado residencial

A iniciativa faz parte de um acordo de joint venture recente entre a Ford e a SK On, visando otimizar a produção e distribuição de baterias para veículos e infraestrutura de energia.

A Ford, por meio de sua subsidiária, será responsável pelas fábricas de baterias no Kentucky, enquanto a SK On controlará a unidade no Tennessee.

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Baterias para data centers e redes elétricas ganham protagonismo nos planos da Ford – Imagem: Just dance/Shutterstock

Em relação ao mercado residencial, a Ford planeja também produzir células menores de baterias para armazenamento doméstico em sua fábrica BlueOval Battery Park, em Michigan.

Essa fábrica, que passará por modificações, começará a produzir as baterias em 2026, alinhando-se à estratégia de expandir sua atuação para o setor energético, além do automotivo.

Lisa Drake, vice-presidente de programas de veículos elétricos da Ford, destacou que os data centers são um mercado secundário, mas que já há uma forte demanda por sistemas de contêineres prismáticos de LFP, tecnologia que a Ford já fabrica nos EUA.

A montadora busca, assim, diversificar sua linha de negócios, aproveitando sua experiência em manufatura em larga escala para atender a essas novas necessidades.

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Ford redesenha ambições elétricas e mira armazenamento de energia em larga escala – Imagem: west cowboy/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

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