Siga o Olhar Digital no Google Discover
“O Agente Secreto” está na pré-lista do Oscar 2026 para a categoria de Melhor Filme Internacional. Os pré-selecionados foram divulgados nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação.
Além do longa de Kleber Mendonça Filho, outros três nomes brasileiros estão na seleção: o documentário “Apocalipse nos trópicos”, o curta-metragem “Amarela” e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo filme “Sonhos de Trem”.

O Agente Secreto na pré-lista do Oscar 2026
“O Agente Secreto” aparece na pré-lista da categoria de Melhor Filme Internacional, que conta com 15 selecionados. O Brasil vai competir com nomes como “Foi Apenas um Acidente”, da França, “Sirât”, da Espanha, e “Valor Sentimental”, da Noruega, que também chamaram atenção no circuito de festivais esse ano.
O atual campeão da categoria é “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, que se tornou o primeiro filme brasileiro a ganhar a honraria.
O longa-metragem foi destaque em premiações internacionais, tendo vencido o prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes.
O filme ainda aparece como pré-selecionado na nova categoria do Oscar 2026: melhor direção de elenco, que conta com dez nomes.
O anúncio dos indicados acontece no dia 22 de janeiro. A cerimônia do Oscar é no dia 15 de março.

Outros filmes brasileiros apareceram entre os selecionados
Além de “O Agente Secreto”, o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, da diretora Petra Costa, apareceu na pré-lista de “Melhor Documentário”. Ela já havia concorrido ao Oscar em 2020, com o documentário “Democracia em Vertigem”.
O curta-metragem “Amarela”, de André Hayato Saito, aparece na lista de Melhor Curta-Metragem.
O filme “Sonhos de Trem” apareceu na categoria de Melhor Cinematografia. O diretor de fotografia, que recebe o prêmio, é o brasileiro Adolpho Veloso.

O Agente Secreto também concorre no Globo de Ouro
- No início deste mês, “O Agente Secreto” já havia ampliado seu destaque internacional: o filme recebeu três indicações ao Globo de Ouro 2026, que antecede o Oscar;
- O longa apareceu nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator (para Wagner Moura);
- A entrega do prêmio será no dia 11 de janeiro.









