Confira o Olhar Digital News na íntegra (18/12/2025)

Publicidade

Uma empresa dos Estados Unidos está construindo um exército de robôs humanoides para uso militar. Confira!

Compartilhe esta matéria

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Veja os destaques do Olhar Digital News desta quinta-feira (18):

Startup dos EUA planeja exército de robôs humanoides para uso militar

A Foundation, startup de robótica sediada em San Francisco, nos Estados Unidos, anunciou a intenção de fabricar até 50 mil robôs humanoides até o fim de 2027, com foco tanto em aplicações industriais quanto em uso pelo exército. A proposta posiciona a empresa entre as poucas do setor que assumem abertamente o desenvolvimento de dispositivos para este fim.

Marte: nova imagem revela mudanças na superfície do planeta

A NASA divulgou um feito histórico obtido a partir da câmera HiRISE, instalada a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter. O equipamento alcançou a marca de 100 mil imagens de Marte. Uma das mais recentes mostra campos de dunas em Syrtis Major, a cerca de 80 quilômetros a sudeste da cratera Jezero, onde o rover Perseverance explora rochas e sedimentos antigos.

O plano da China para produzir chips avançados e superar EUA

China e Estados Unidos estão travando uma verdadeira batalha tecnológica. Além dos setores de inteligência artificial e robótica, os chineses também estão avançando a passos largos no campo dos semicondutores. Exemplo disso é que Pequim construiu um protótipo de máquina capaz de produzir chips avançados, rivalizando com tecnologias do Ocidente.

Homem controla cadeira de rodas após implante cerebral na China

Um homem de 28 anos, que estava paralisado há oito anos por conta de uma lesão na medula espinhal, conseguiu controlar dispositivos usando a mente após passar por uma cirurgia de implante cerebral na China. O paciente já navega na internet, joga videogame, controla dispositivos domésticos inteligentes e até sua própria cadeira de rodas.

Emissões geradas pela IA agravam crise climática global

A rápida expansão da inteligência artificial está cobrando um preço ambiental comparável ao de grandes centros urbanos. Em 2025, as emissões de dióxido de carbono associadas ao uso da tecnologia alcançaram um volume equivalente ao gerado por toda a cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!

Vitoria Lopes Gomez

Redator(a)

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Olhar Digital

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade