Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Google
Em agosto do ano passado, o Google disponibilizou o Genie 3 para usuários selecionados: uma IA que criava cenas em 3D a partir de textos. Agora, o Project Genie foi oficialmente lançado e pode ser utilizado nos EUA pelos assinantes do Google AI Ultra. A seguir, confira as novidades desta nova tecnologia alimentada por inteligência artificial e o que você pode fazer com ela.
O que é e como funciona o Project Genie do Google?

Em agosto do ano passado, o Google havia disponibilizado, para poucos usuários, uma prévia da terceira versão da inteligência artificial Genie.
De forma geral, essa IA podia transformar comandos de textos em ambientes 3D realistas. Os modelos anteriores possuíam limitações, como a geração de interações simples e estáticas com esse meio virtual, similar a sequências de vídeo.
No final de janeiro de 2026, contudo, o Google disponibilizou oficialmente o Project Genie para todos os usuários dos Estados Unidos que possuem a assinatura do Google AI Ultra, um plano que reúne as ferramentas de IA mais modernas da companhia.
Leia mais:
A versão disponibilizada agora apresenta um chatbot de aparência neutra com um campo de texto no centro. Ali, o usuário pode digitar detalhadamente um mundo que gostaria de visualizar e a inteligência artificial se responsabiliza em torná-lo ‘realidade’.
Você descreve o mundo que deseja com detalhes visuais e interacionais, os personagens deste mundo e, segundos depois, a tecnologia disponibiliza esse mundo para você. Em seguida, é possível interagir com as características dentro deste mundo, como cenário, objetos e personagens.
O Google descreve essa tecnologia como a capacidade de criar mundos virtuais jogáveis. A longo prazo, essa IA pode ser utilizada principalmente para propósitos de pesquisa, teste de campo ou em escolas.
No vídeo acima, o usuário cria um ambiente natural: um solo de padraria verde e com algumas plantas, uma floresta de pinhais no fundo, montanhas que abrigam neve, uma casa de madeira no centro. O usuário ainda interage com o ambiente na forma de um cachorro, que trota pela pradaria como um personagem.
A vantagem é que todos estes elementos foram criados e são facilmente modificáveis. É como criar seu próprio videogame de exploração.
Você também pode enviar uma imagem ao chatbot e criar um mundo inteiro baseado nela. Por exemplo, é possível tirar uma foto do seu quarto ou da sua garagem, e a inteligência artificial recriará esse ambiente de forma 3D; então, basta criar um personagem para interagir com o cenário e demais objetos, visto que novas características desse mundo passam a serem criadas conforme o personagem do ‘jogo’ explora o ambiente.
Limitações do Project Genie

O Project Genie é um protótipo experimental de pesquisa desenvolvido pelo Genie 3 ao utilizar-se de tecnologias do Google Gemini e Nano Banana. Mas, por ainda ser experimental, é possível notar algumas limitações:
- Os mundos gerados podem não parecer completamente fiéis à vida ou sempre aderir de perto a prompts ou imagens, ou à física do mundo real;
- Os personagens podem ser menos controláveis ou experimentar maior latência no controle;
- O mundo 3D está limitado a um funcionamento de 60 segundos.
Embora o Google não tenha mencionado, é provável que a IA analise o contexto e dados coletados e impeça a criação de qualquer mundo/ambiente que ataque a imagem ou reputação de alguém, ou que crie contextos sexuais.










