Siga o Olhar Digital no Google Discover
A nova temporada do anime Jujutsu Kaisen estreou recentemente, o que coloca a produção em destaque nos sites de streaming e atrai novos fãs. Por isso, ao assistir os primeiros episódios, você dará de cara com três palavras que serão repetidas por toda a animação: expansão de domínio. Mas que tipo de poder é esse e por que ele é quase fundamental para derrotar os adversários? Confira as respostas a seguir.
Jujutsu Kaisen: o que é a expansão de domínio e para que ela serve?
Na mitologia de Jujutsu Kaisen, a energia amaldiçoada é uma fonte de poder sobrenatural, enquanto o feiticeiro jujutsu é a pessoa com acesso a este tipo de energia. Assim, quando um feiticeiro utiliza a energia, ele cria um feitiço.
Cada feitiço criado tem diferentes poderes, atuações, limitações, pontos fortes e fracos. No anime e no mangá, a Expansão de Domínio é uma das técnicas mais avançadas, fortes e perigosas que um feiticeiro jujutsu pode usar.
É necessário um treinamento mental, físico e espiritual eficiente para liberar e controlar tamanho poder. Esta técnica, no entanto, pode ser utilizada tanto por feiticeiros (sejam eles do bem ou do mal) quanto por maldições (“espíritos”).
Mas, explicando de forma simples, a Expansão de Domínio pode ser descrita como um espaço fechado e único, criado e administrado pelo feiticeiro que a conjurou. Dentro deste espaço, os ataques do feiticeiro tem um acerto praticamente garantido, o ambiente obedece às regras dele, o oponente sofre constantemente com pressões física e mental, e fica perto de ser derrotado.

O domínio, contudo, pode ser quebrado por diferentes motivos:
- Quando o usuário que o conjurou não tem mais energia suficiente para mantê-lo;
- Se o domínio for muito fraco ou instável e não puder ser controlado de maneira eficiente;
- Caso o adversário tenha maior e melhor controle da própria energia amaldiçoada e sobreponha seu domínio ao do primeiro feiticeiro;
- Quando o oponente utiliza técnicas poderosas de anti-domínio, etc.
Leia mais:
É obrigatório utilizar a expansão de domínio para derrotar os adversários?

Facilmente, a resposta é não. Geralmente, quando a maldição em questão não é de nível especial, ela pode ser derrotada com técnicas mais fracas de luta e com outras estratégias de batalha. O mesmo vale para feiticeiros amaldiçoados fracos.
Contudo, há casos extraordinários, como ocorre em alguns usuários de Jujutsu do clã Zenin, em que o feiticeiro nasce com pouca ou nenhuma energia amaldiçoada. Neste caso, ele não pode conjurar feitiços, como é o da Expansão de Domínio.
No entanto, esses usuários costumam ter uma força física absurda (como Toji Fushiguro e Maki Zenin), que se aliada a um eficiente treinamento físico (de condicionamento e lutas) e a ferramentas amaldiçoadas, tornam-se adversários letais.
Vale lembrar que Toji Fushiguro deu um show na primeira luta contra Satoru Gojo, o que é impressionante para alguém incapaz de fazer feitiços. Mesmo Gojo sendo um feiticeiro talentosíssimo, quase não escapou da morte.
A luta entre os dois é explorada nos primeiros episódios da segunda temporada do anime, que pode ser conferida integralmente no serviço de streaming Crunchyroll.









