Cerca de 500 pessoas, entre empreendedores, empresários e gestores públicos, participaram do Start Sebrae 2026, realizado entre os dias 4 e 5/02, em Cáceres e Pontes e Lacerda, respectivamente. O evento apresentou os projetos previstos pela Regional Sudoeste ao longo do ano, além de palestras sobre a reforma tributária e inteligência artificial aplicada aos pequenos negócios, conduzidas pela contadora Jéssica Moraes e pelo especialista Bruno Miranda.
Considerada um polo estratégico de inovação e ecoturismo, a Regional Sudoeste abrange 20 municípios. A região conta com 34,5 mil empresas ativas, das quais 94,6% são pequenos negócios, além de registrar, em média, 2,1 mil novas pessoas jurídicas por ano.
Para a gerente da Regional Sudoeste, Cirlene Espicaski, os projetos desenvolvidos em 2026 têm como principal objetivo o sucesso do cliente. “A cidade de Cáceres é o segundo município do estado que mais tem abre empresas inseridas em um ecossistema inovador. Por este motivo, estamos trazendo para cá o Startup Day, que será realizado em março, como uma oportunidade para esses pequenos negócios” destaca.
Ela também aponta o setor automotivo como uma vertente em expansão no município e afirma que a equipe está preparada para atuar junto a esses empresários. “Além dos projetos que daremos continuidade, vamos apresentar novidades para o setor automotivo, como consultorias específicas. A internacionalização dos pequenos negócios também terá destaque este ano, com as nove missões técnicas ofertadas pelo Sebrae Mato Grosso”, afirma.

O coordenador da agência Sebrae de Pontes e Lacerda, Douglas Lindote, ressaltou o engajamento dos empresários da região no próprio desenvolvimento. “Este é o primeiro Start Sebrae realizado na cidade e notamos uma alta demanda de público, o que nos deixa muito satisfeitos. Reunimos empreendedores de diversos segmentos para mostrar o que estamos preparando para que o município se consolide como motor de desenvolvimento local. Para isso, é importante que o empresariado esteja unido e preparado para o crescimento”, salienta.
Reforma Tributária
A contadora e especialista em direito tributário, Jéssica Moraes, abordou o tema “Impacto da Reforma Tributária para o Pequeno Negócio” e alertou os empreendedores sobre as novas regras que entram em vigor a partir de 2026.
“Este ano representa um período de teste das mudanças que terão impactos mais significativos no próximo ano. É o momento de conversar com o contador e se preparar com antecedência, especialmente para questões como o impacto no fluxo de caixa em função do split payment e a realização de um planejamento tributário e estratégico para definir o regime mais adequado para cada empresa”, pontua.

Inteligência Artificial
Outro tema abordado na programação foi a “IA para Pequenos Negócios”, apresentado pelo especialista em inovação e marketing digital, Bruno Miranda. Ele destacou as transformações do mercado e os reflexos na rotina empresarial.
“Para 2030, a palavra de ordem será inteligência artificial. Estamos antecipando esse movimento cerca de cinco anos antes, e quem não embarcar nessa mudança ficará perdido. A IA já é acessível a todos, inclusive aos pequenos negócios, porque facilita processos, melhora a produtividade e impulsiona as vendas”, ressalta.
Recepção do público
O vereador de Cáceres, Cézare Pastorello, destacou o papel do Sebrae Mato Grosso no fortalecimento do empreendedorismo local e no desenvolvimento econômico do município. “O Sebrae Mato Grosso promove uma verdadeira revolução em Cáceres,ao melhorar o desempenho das pequenas empresas, que são as maiores geradores de empregos, e ao realizar eventos de grande impacto como o Start Sebrae. Além do aprendizado, fica o desafio ao poder público de avançar na criação de uma Lei de Inovação, para transformar o potencial do município em desenvolvimento estruturado”, pontua.
Para o proprietário da Contatus Comunicação Visual, Valdinei Félix, a abertura da programação 2026 do Sebrae representa uma oportunidade estratégica para os empreendedores da região. “Participar do Start Sebrae é um privilégio. Além de conhecer uma agenda fundamental para o empreendedor, ainda tivemos acesso a uma palestra sobre inteligência artificial, um tema que todos precisam acompanhar. Sou cria do Sebrae Mato Grosso, venho do Empretec, construí meu negócio e minha família com esse apoio, e é muito significativo vivenciar isso aqui”, comenta.









