NASA e SpaceX adiam lançamento da missão Crew-12 

Publicidade

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A SpaceX e a NASA anunciaram o adiamento do lançamento da missão Crew-12 para a Estação Espacial Internacional (ISS). Inicialmente prevista para quarta-feira (11), a decolagem foi reagendada para o dia seguinte, a princípio. A mudança de planos é devida à previsão de mau tempo ao longo da rota de voo da cápsula, além de ajustes finais na espaçonave.

Segundo as equipes técnicas, a preocupação maior está nos ventos fortes nas chamadas “áreas de preparação”, regiões do oceano onde a cápsula poderia pousar em caso de emergência. Um sistema de baixa pressão que se aproxima da Flórida está intensificando esses ventos.

De acordo com Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, foram registrados ventos entre 44 e 52 km/h, o que é considerado acima do ideal para garantir a segurança da missão. 

Por enquanto, segundo o cronograma atual, a tripulação – formada por Jessica Meir e Jack Hathaway, da NASA, pela francesa Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia (ESA), e pelo cosmonauta russo Andrey Fedyaev, da Roscosmos – será lançada a bordo da cápsula Crew Dragon Freedom pelo foguete Falcon 9, às 7h38 de quinta-feira (12), no horário de Brasília, a partir do Complexo de Lançamento 40 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral (CCSFS), na Flórida. 

Lançamento ainda pode ser adiado novamente

Embora a previsão do tempo para a nova data seja um pouco melhor, a situação continuará sendo monitorada, e o lançamento ainda pode ser adiado novamente, dependendo do clima. Além disso, há um problema técnico em análise: uma falha de comunicação entre a cápsula e o time de apoio em solo. Segundo a NASA, o restante dos sistemas está pronto para voar. 

O adiamento ocorre em um momento delicado. Desde meados de janeiro, a ISS opera com apenas três astronautas a bordo, após a saída antecipada da missão Crew-11 por causa de uma evacuação médica de emergência. A Crew-12 é essencial para restabelecer a equipe padrão de sete integrantes no laboratório orbital.

crew-12
Os tripulantes da Crew-12 seguem em quarentena no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, até o lançamento da missão. Crédito: SpaceX / Divulgação

Se tudo sair conforme o planejado, a cápsula deve chegar à estação por volta das 12h30 de sexta-feira (13). A cobertura oficial começará às 5h30 da manhã de quinta, com transmissão ao vivo pela NASA+ e no canal da agência no YouTube.

Leia mais:

Movimentação intensa em Cabo Canaveral

A movimentação em Cabo Canaveral não envolve apenas a Crew-12. No Centro Espacial Kennedy, técnicos da NASA também trabalham no foguete Space Launch System (SLS), que será usado na missão Artemis 2, responsável por levar astronautas em um voo ao redor da Lua. Em um teste recente, chamado de “ensaio geral molhado”, foi identificado um vazamento de hidrogênio durante o processo de abastecimento do foguete. 

Os astronautas da missão Crew-12 da SpaceX à Estação Espacial Internacional. Da esquerda para a direita: o cosmonauta Andrey Fedyaev, Jessica Meir e Jack Hathaway, da NASA, e Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia. Crédito: NASA

Agora, os engenheiros substituem peças de vedação e realizam novos testes para garantir que o problema foi resolvido. Só depois de repetir esse ensaio com segurança é que a NASA poderá definir uma nova data para a Artemis 2. Embora as equipes afirmem que, por enquanto, não há conflito direto com o cronograma da Crew-12, a concentração de operações na mesma região exige coordenação constante entre as missões.

Além disso, a United Launch Alliance (ULA) prepara o lançamento do foguete Vulcan Centaur, também previsto para quinta-feira. De acordo com o site Space.com, caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis para o pouso seguro da Dragon, a NASA pode optar por liberar a janela para essa outra missão.

Olhar Digital

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade