Empresas de Mato Grosso já podem se inscrever para participar do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), iniciativa gratuita do Sebrae Mato Grosso, em parceria com o Brasil Mais Produtivo, que leva inovação prática para dentro dos pequenos negócios.
A ação oferece acompanhamento especializado durante seis meses, com foco na melhoria da gestão, aumento da produtividade, redução de custos e fortalecimento da competitividade empresarial.
Voltado para Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), o programa disponibiliza atendimento individualizado e presencial, conduzido por profissionais capacitados que apoiam a implementação de soluções práticas e mensuráveis, alinhadas à realidade de cada negócio.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo site oficial AQUI
De acordo com a analista de negócios e gestora do programa ALI no Sebrae Mato Grosso, Mara Marques, o diferencial da iniciativa está na aplicação estruturada da inovação dentro da rotina empresarial.
“Com esse acompanhamento, as empresas conseguem aumentar a produtividade, aprimorar a gestão e crescer de forma sustentável. Durante seis meses, o empresário conta com o suporte de um Bolsista Agente Local de Inovação, que realiza encontros presenciais periódicos e aplica uma metodologia validada nacionalmente, orientada à geração de resultados concretos”, explica.
O acompanhamento é realizado por bolsistas capacitados que atuam diretamente nas empresas participantes, conduzindo a aplicação de uma metodologia totalmente prática.
História de sucesso
As empresárias e sócias Adriana Tavares e Larissa Roque de Pontal do Araguaia, são proprietárias da academia Ativa e fizeram parte da última turma do Programa ALI. Elas revelam as mudanças e resultados obtidos a partir dessa oportunidade:
“Nossa participação no ALI foi fundamental para começarmos a ter mais clareza sobre o nosso negócio. Antes, nós não mensurávamos os resultados da nossa empresa de forma regular e a principal mudança foi a implementação de planilhas e análise sobre o retorno sobre investimento, isso permitiu uma organização da gestão com base em dados de prioridades claras do que deveríamos fazer pra conseguir mudar o que não estava dando certo”, esclarece Adriana.
Em encontros e trocas constantes de ideias, experiências e objetivos, as empresárias puderam planejar o ano de 2026 com estratégias que ampliam os números já conquistados.
“Nós passamos a ter muito mais controle tanto financeiro quanto estratégico na parte de vendas e promoções, hoje nossas decisões são baseadas em indicadores e menos em tentativa e erro”, completa a empresária.
Vagas limitadas
A gestora Mara Marques ressalta que para se inscrever, as empresas devem ter pelo menos doze meses de CNPJ ativo, e que estejam em situação regular na Receita Federal. O programa é totalmente subsidiado, sem custo para participação. “O empresário não paga nada para participar e ainda conta com ferramentas práticas que realmente dão resultado. A empresa passa a ter mais clareza de sua operação, de como a inovação é um excelente caminho para crescer cada vez mais. É realmente uma oportunidade única para as micro e pequenas empresas do nosso estado. As vagas são limitadas e quem não conseguir ingressar agora pode entrar na lista de espera para as próximas turmas”, reforça.
Empresários interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo site:https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/brasilmais
As oportunidades são para empresas localizadas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta, Cáceres e Barra do Garças.
Também é possível buscar atendimento pelo 0800 570 0800, ou diretamente nas unidades do Sebrae/MT nos municípios participantes para manifestar interesse e obter orientações.
–








