Problema no SLS pode adiar a missão Artemis 2, diz administrador da NASA

Publicidade

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A NASA anunciou na manhã deste sábado (21) que se prepara para retirar o Space Launch System (SLS) da plataforma de lançamento após detectar problemas no foguete. O entrave afeta diretamente a proposta inicial da missão Artemis 2, cujo cronograma inicial era lançar o SLS à Lua em 6 de março.

O foguete SLS está localizado na plataforma 39B no Centro Espacial Kennedy, Flórida (EUA). Consoante uma postagem no X/Twitter de Jared Isaacman, administrador da NASA, foi detectada uma interrupção no fluxo de hélio no estágio superior do veículo. Os agentes notaram o problema durante uma varredura na noite da sexta-feira, 20.

Na postagem, Isaacman informa que “isso quase certamente afetará a janela de lançamento de março“. Ele ainda fala que, provavelmente, será necessária uma reversão da plataforma para o Edifício de Montagem de Veículos (VAB).

Para quem tem pressa:

  • A NASA notou uma interrupção no fluxo de hélio no foguete SLS;
  • Para consertar o problema, seria necessário remover o foguete da plataforma de lançamento e levá-lo para outro lugar;
  • Esse imprevisto pode afetar a data original para o lançamento da missão Artemis 2, cujo objetivo é levar astronautas à Lua.

Como esse problema afeta o cronograma de lançamento do SLS à Lua?

Foguete SLS na plataforma de lançamento para a missão Artemis 2, da NASA, rumo à Lua. Crédito: NASA

Anteriormente, o cronograma previa que o evento de lançamento da missão Artemis 2 ocorresse entre os dias 6 a 9 de março, ainda com outra oportunidade no dia 11. Caso o evento não ocorra nestas datas, será necessário esperar, pelo menos, mais três semanas. Segundo o site Space, as janelas de lançamento do mês de abril contemplam os dias 1º, 3, 6 e 30.

Leia mais:

Mas por que esperar para lançar um foguete? Infelizmente, lançar um veículo espacial não é apenas complicado do ponto de vista tecnológico, pois também pode requerer alinhamentos orbitais muito específicos. Neste caso, é imprescindível que a Lua esteja no ângulo certo em relação à Terra, dentre outras questões.

A notícia pega os entusiastas do espaço de surpresa, tendo em vista que horas antes de verificarem o problema na interrupção de hélio, a NASA havia anunciado que um ensaio ocorrera de forma excelente, indicando que nenhum problema fora detectado. Por isso, estavam confiantes de que o cronograma seria seguido sem problemas.

A missão Artemis 2 busca levar os astronautas à Lua desde o último pouso histórico durante a era Apollo. Para isso, três agentes da NASA foram escolhidos e uma agente do Canadá: o quarteto fará uma viagem de 10 dias e deve voltar à Terra logo depois numa cápsula Orion.

Olhar Digital

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade