O Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, será palco de uma intensa programação neste mês de junho, com a realização de quatro importantes eventos que reforçam a vocação do espaço como referência para grandes encontros no estado de Mato Grosso. A agenda inclui desde a tradicional FIT Pantanal até congressos internacionais e conferências estaduais, além das tradicionais festas juninas escolares.
Com uma área de 12 mil metros quadrados, o CEP conta com cinco auditórios — com capacidade de 200 a mil lugares —, nove salas e um pavilhão de 4,4 mil metros quadrados, além de lanchonete, cozinha industrial e ampla área externa. A infraestrutura, que se consolida como a principal no segmento de convenções e eventos no estado, será ampliada neste mês com a inauguração do novo Pavilhão das Nações. O espaço modernizado, ampliado e climatizado promete elevar ainda mais o padrão de conforto e funcionalidade. Além disso, os pisos Terra e Sol também estão passando por obras de modernização, visando proporcionar uma experiência diferenciada para os visitantes.
Entre os destaques da programação, está a realização da FIT Pantanal, entre os dias 5 e 8 de junho. O evento, que se tornou referência nacional e internacional na promoção do turismo, visa fomentar atividades econômicas e culturais ligadas ao setor, com encontros institucionais e corporativos, transações comerciais, divulgação de produtos e serviços, e promoção de destinos. A programação inclui a EXPO FIT, apresentando destinos e produtos turísticos; a Aldeia do Conhecimento, com palestras e oficinas realizadas por instituições do trade, como Sebrae, Sesc e Senac; além do Festival Gastronômico Abrasel, que valoriza a culinária regional com pratos típicos. Apresentações artísticas e culturais completam a programação.
De 11 a 13 de junho, o espaço recebe a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Mato Grosso, evento fechado promovido pelo Governo do Estado, reforçando o papel do CEP na promoção de políticas públicas e debates relevantes para a sociedade.
Outro destaque é o Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, que ocorrerá de 16 a 18 de junho. O evento é considerado pioneiro e reunirá especialistas, pesquisadores, bombeiros, gestores ambientais e profissionais envolvidos no manejo e combate a incêndios florestais, provenientes de diversas partes do mundo. A programação inclui palestras com autoridades internacionais, workshops práticos, painéis de discussão e exposição de tecnologias inovadoras para prevenção, monitoramento e combate a incêndios. A realização do congresso evidencia a relevância do bioma mato-grossense e a necessidade de soluções sustentáveis para a gestão ambiental.
Já entre os dias 23 e 25 de junho, o CEP será palco do Encontro dos Gestores da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel-MT), também com acesso restrito aos participantes, promovendo o fortalecimento das políticas públicas nas áreas culturais e esportivas.
Além desses eventos, as tradicionais festas juninas escolares movimentarão o recém-inaugurado Pavilhão das Nações nos dias 13, 25, 26, 27 e 28 de junho. A realização desses encontros é uma tradição no calendário do espaço, como destaca o gerente do CEP, Charles Padilha. “Todos os anos, nós recebemos diversas festas juninas escolares aqui no Centro de Eventos do Pantanal. As escolas nos dão preferência porque temos um espaço seguro, amplo e que traz comodidade para as crianças e os pais, que vêm prestigiar os filhos dançando as famosas ‘quadrilhas juninas’”, ressalta.
Em 2024, o Centro de Eventos do Pantanal foi palco de 234 eventos, que mobilizaram mais de 170 mil pessoas. A estimativa é que esse fluxo tenha gerado aproximadamente 4,3 mil postos de trabalho, demonstrando a importância do espaço para a economia local e regional.
O gerente Charles Padilha reforça o papel estratégico do centro: “A FIT Pantanal, por si só, já atrai milhares de pessoas do Brasil e do exterior para conhecerem as belezas e os potenciais de desenvolvimento do nosso estado. Mas, além dela, teremos o Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, um megaevento para Mato Grosso, onde será discutido um tema caro para os nossos biomas. E ainda teremos duas conferências realizadas pelo Governo do Estado. Isso mostra como estamos capacitados para receber os mais diversos eventos possíveis.”
Com a modernização dos espaços e a diversidade de eventos programados, o Centro de Eventos do Pantanal se consolida como um polo de integração econômica, cultural e social, impulsionando o turismo de negócios e fortalecendo a imagem de Mato Grosso como destino estratégico para eventos de grande porte.
O post FIT Pantanal e mais três grandes eventos movimentam o Centro de Eventos do Pantanal em junho apareceu primeiro em MOMENTO MT.










