Em 16 de junho de 2025, durante missão oficial à Ásia, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, foi homenageado em Seul, na Coreia do Sul, durante o evento “Cotton Brazil Outlook Korea”, organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A cerimônia destacou o protagonismo do estado na produção e exportação de algodão. Marcelo Duarte, diretor da Abrapa na Ásia, afirmou que a homenagem foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no estado. “Essa homenagem é pelo reconhecimento do trabalho realizado no estado, com o objetivo de promover a cultura do algodão e abrir mercados para o setor”, declarou.
Ao discursar para autoridades coreanas, empresários e representantes do setor têxtil, Mauro Mendes enfatizou a importância da Coreia do Sul como parceiro comercial. “A Coreia do Sul é um importante parceiro comercial do Brasil. Praticamente 60% de todo algodão que ela compra vem do Brasil. É uma grande oportunidade para conectar a nossa capacidade produtiva do Brasil com esse importante mercado asiático”, afirmou o governador. Ele destacou ainda que Mato Grosso responde por cerca de 70% da produção nacional de algodão e que aproximadamente 60% do território estadual permanece preservado, reforçando a combinação entre produtividade e sustentabilidade.
Ainda na capital sul-coreana, Mendes se reuniu com representantes da WeGO, a World Smart Sustainable Cities Organization, uma entidade vinculada ao governo de Seul que promove projetos de cidades inteligentes ao redor do mundo. O governador anunciou o início de tratativas para implementar soluções de tecnologia urbana em Mato Grosso. “Demos início na proposta para fechar uma parceria com a WeGO para implantar soluções tecnológicas e de inovação em 10 cidades do estado. Nosso objetivo é utilizar a experiência deles para tornar nossas cidades mais sustentáveis para quem vive nas cidades e quem as visita”, declarou Mauro Mendes.
A proposta prevê a implantação de um projeto piloto de cidade inteligente em dez municípios mato-grossenses, com foco em mobilidade urbana, gestão de turismo, integração de serviços públicos e monitoramento digital. O modelo se inspira em experiências bem-sucedidas de cidades coreanas, como Songdo, conhecida por seu avançado sistema de gestão urbana com uso intensivo de internet das coisas e tecnologias para otimizar serviços públicos.
Antes da viagem à Ásia, o governador já havia sinalizado interesse em fortalecer a relação com a Coreia do Sul. Em novembro de 2024, ele recebeu em Cuiabá o cônsul-geral da Coreia do Sul, Insang Hwang, e o cônsul econômico Byeongwook Woo. Na ocasião, durante reunião no Palácio Paiaguás, Mauro Mendes destacou a força da economia mato-grossense e o potencial para parcerias futuras. “Temos todo o interesse de estreitar as relações com a Coreia do Sul. Somos uma potência na produção e nos próximos anos nossa produção vai superar a da Argentina. Seremos o quarto produtor mundial, se fôssemos um país. E a tecnologia da Coreia do Sul é algo que nos desperta interesse”, afirmou o governador. Durante o encontro, foi sugerida a criação de um termo de cooperação entre Mato Grosso e a Coreia do Sul, com foco em intercâmbio educacional e tecnológico.
A missão de Mauro Mendes à Ásia teve início no Japão, com participação na Expo Osaka e reuniões com representantes de grandes empresas japonesas. A agenda prosseguiu na Coreia do Sul, onde além do setor agrícola, as discussões incluíram temas como mobilidade urbana sustentável, inovação em gestão pública e possíveis parcerias em áreas de tecnologia. A comitiva foi composta por secretários estaduais das pastas de Governo, Fazenda, Segurança Pública, Planejamento e Comunicação, além de deputados estaduais e da primeira-dama, Virginia Mendes. De acordo com o governo, os custos relacionados à viagem da primeira-dama foram custeados pela própria comitiva.
Ao longo da missão, Mauro Mendes utilizou suas redes sociais para divulgar os encontros e reuniões, destacando as oportunidades de negócios, as homenagens recebidas e as articulações políticas e institucionais feitas durante o período na Ásia. A expectativa é de que, nos próximos meses, os primeiros acordos formais entre Mato Grosso e instituições coreanas comecem a ser firmados, consolidando o esforço do governo estadual em internacionalizar a economia e atrair investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.
O post Mauro Mendes reforça liderança de MT no algodão e busca parcerias em tecnologia durante missão na Ásia apareceu primeiro em MOMENTO MT.









