David Pintor aponta caminhos para o comércio em Mato Grosso: Presidente da FCDL-MT fala sobre crise, inovação e desafios do setor

Publicidade

Em um momento de desaceleração da economia mato-grossense, o comércio local enfrenta o desafio de manter o fôlego diante de fatores como inflação alta, juros elevados e queda no poder de compra da população. Quem faz esse diagnóstico é o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT), David Pintor, que em entrevista exclusiva ao portal Momento MT detalhou as dificuldades do setor, apontou estratégias para os lojistas e reforçou o papel da FCDL na defesa e no fortalecimento do comércio em todo o estado.

“Só no primeiro trimestre deste ano tivemos um crescimento de 2,1%, mas a verdade é que o comércio quase não sente esse crescimento na ponta. Quando olhamos para o varejo ampliado, vemos setores que praticamente não cresceram nada”, afirmou o presidente da federação. Segundo ele, Mato Grosso vinha registrando, nos últimos anos, índices expressivos de expansão econômica, mas agora começa a sentir os mesmos efeitos de estagnação observados em outras partes do país.

Um dos principais fatores que explicam a dificuldade do comércio em converter o crescimento econômico em vendas é o alto índice de inadimplência. David Pintor chamou atenção para um dado alarmante: mais de 50% da população economicamente ativa do estado está negativada. “Esse é um número muito alto para o nosso estado. Isso diminui o poder de compra da população e gera um reflexo direto nas vendas”, alertou.

Para enfrentar essa realidade, a FCDL-MT tem apostado em campanhas de renegociação de dívidas, buscando recuperar o crédito do consumidor e movimentar a economia local. “Temos trabalhado para ajudar a nossa população a entender, negociar e quitar suas dívidas, ou pelo menos fazer um parcelamento que permita ao consumidor voltar a ter acesso ao mercado”, destacou.

Além das campanhas para recuperação de crédito, a federação também tem atuado na qualificação da mão de obra. Segundo David, as CDLs do estado realizam treinamentos contínuos com foco em datas comemorativas e picos sazonais de vendas. “Promovemos cursos de vitrinismo, atendimento ao cliente e capacitações para melhorar a performance dos colaboradores no comércio local”, disse.

Outro tema que preocupa o presidente da FCDL-MT é a concorrência com o comércio eletrônico. Para ele, o avanço das compras online representa um dos maiores desafios enfrentados pelos lojistas atualmente. “O nosso maior concorrente hoje é a internet. Muitos, lá atrás, defendiam criar barreiras, aumentar impostos sobre as grandes plataformas, mas a realidade é que elas já pagam impostos e continuam crescendo”, avaliou.

Diante desse cenário, a estratégia tem sido incentivar os comerciantes locais a também ocuparem o espaço digital. “Estamos ensinando os nossos empresários a criar presença virtual, seja por meio de um site, de um atendimento mais eficiente pelo WhatsApp ou nas redes sociais. A vantagem do comércio local é a proximidade com o consumidor e a agilidade na entrega. Enquanto uma plataforma pode levar de 3 a 15 dias para entregar um produto, o lojista local consegue fazer isso no mesmo dia”, destacou.

Em relação aos segmentos que demonstraram melhor desempenho nos primeiros meses de 2024, David apontou o setor de materiais de construção e a venda de veículos novos como os principais responsáveis por puxar os indicadores de crescimento. “Também tivemos um leve aumento nas vendas feitas por plataformas digitais dentro do estado, mas segmentos como vestuário e utilidades domésticas apresentaram queda”, informou.

O presidente da FCDL-MT também fez um alerta para os impactos que a reforma tributária pode trazer ao comércio já a partir do próximo ano. “Essa é uma pauta urgente e que muitos ainda não estão atentos. A reforma vai impactar fortemente os preços dos produtos e os custos operacionais. Temos pedido que os empresários participem dessas discussões, que se informem e que acompanhem os debates promovidos pela federação e pelas CDLs”, disse.

David ainda reforçou que o momento exige união, participação e proatividade por parte dos lojistas e empresários. “Temos grandes desafios nos próximos meses. Estamos prestes a viver uma eleição que vai definir o futuro do país, e logo depois virão as mudanças da reforma tributária. Por isso, é fundamental que os empresários participem, tragam ideias, proponham melhorias. Só assim vamos conseguir criar ambientes mais favoráveis ao desenvolvimento do comércio e, principalmente, proteger empregos e oportunidades para a população de Mato Grosso”, concluiu.

 

https://www.youtube.com/watch?v=prfIMwkMMfA

 

O post David Pintor aponta caminhos para o comércio em Mato Grosso: Presidente da FCDL-MT fala sobre crise, inovação e desafios do setor apareceu primeiro em MOMENTO MT.

MOMENTO MT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade