Combate à Dengue em Matupá: Vigilância Intensifica Ações e Pode Aplicar Multas
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Vigilância, reforça a preocupação com a proliferação da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Matupá. Diversas ações já vêm sendo realizadas tanto na área urbana quanto na zona rural para reduzir focos do mosquito e minimizar impactos na saúde da população e no Sistema Único de Saúde municipal.
Em agosto, o município iniciou a implantação das ovitrampas, uma prática recomendada pelo Ministério da Saúde. Matupá foi destaque na região norte e também no estado de Mato Grosso, tornando-se referência na utilização dessa tecnologia.
Desde então, um estudo contínuo vem sendo realizado. Muitos focos foram identificados e, com a chegada do período chuvoso, há tendência de aumento dos casos de dengue. Por isso, a Vigilância em Saúde e a Vigilância Ambiental intensificaram o monitoramento e direcionamento das ações para os locais onde foram encontrados mais focos.
A partir da identificação desses pontos críticos, as equipes vão até os locais para eliminar criadouros. A Vigilância Sanitária também atuará notificando os responsáveis por imóveis onde forem encontrados focos ou possíveis criadouros. Caso a notificação não seja cumprida, poderão ser aplicadas sanções que incluem multas, que variam de 100 até 10.000 Unidades Padrão Fiscal do Município.
A Prefeitura reforça o pedido à população: reserve 10 minutos por semana para eliminar água parada e possíveis criadouros nos quintais. Além de evitar multas, essa atitude é fundamental para prevenir a dengue e proteger toda a comunidade.









