Atualização permite mais liberdade ao motorista, mas não altera proibições previstas em lei, o que pode prejudicar o motorista
Compartilhe esta matéria
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Elon Musk
Na quinta-feira (4), o CEO da tesla, Elon Musk, no X (antigo Twitter), respondeu uma pergunta sobre se a mais recente versão do Full Self-Driving (FSD v14.2.1), sistema de condução totalmente autônoma supervisionada da empresa, permitirá que motoristas enviem mensagens enquanto o veículo estiver em “piloto automático”. O executivo afirmou que depende do “contexto do tráfego”.
De acordo com o site Electrek, Musk havia prometido essa funcionalidade num encontro com acionistas no início de novembro, afirmando que até o fim do ano a função seria liberada.
Leia mais:
Como funciona o sistema

Atualmente, o FSD continua classificado como um sistema de assistência ao motorista — o chamado “nível 2”. Isso significa que, mesmo com o carro “dirigindo sozinho”, a responsabilidade final da condução continua com quem está ao volante.
A Tesla não se responsabiliza pela desatenção do condutor, ao contrário do que faz nos níveis 3 e 4, nos quais ela assume a responsabilidade pelos carros em determinadas condições e permite que o motorista deixe de prestar atenção.
Para permitir o uso do celular, acredita-se que a Tesla precisou relaxar os alertas de atenção: o sistema monitora o movimento dos olhos. Antes, se o motorista desviava o olhar por muito tempo, era acionado um aviso de “preste atenção” e, após cinco infrações, o FSD era desativado. Com a nova versão, esse mecanismo será flexibilizado em certas situações, como provavelmente em trânsito lento ou paradas.

(Imagem: Joni Hanebutt / Shutterstock.com)
O problema legal e de segurança
O uso do celular ao volante — especialmente para digitar/ler mensagens — é proibido em quase todas jurisdições, incluindo a maioria dos estados dos EUA.
Um ponto importante é que a atualização do software não altera as leis de trânsito, ou seja, o motorista pode ser penalizado por estar usando o celular enquanto o veículo está em movimento.








