Siga o Olhar Digital no Google Discover
Com mais de três décadas de existência, “Os Simpsons” se consolidou como uma das séries mais duradouras e influentes da TV. A animação acompanha o cotidiano de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie na cidade de Springfield.
Criada por Matt Groening, a sitcom foi lançada em 1989. Com um humor afiado e roteiros que conversam com o mundo real, a série acumula centenas de episódios com aproximadamente 800 capítulos exibidos ao longo de 36 anos de existência. “Os Simpsons” está disponível no catálogo da Disney+.
Para quem quer conhecer essa família ou apenas revisitar, preparamos uma lista com alguns dos episódios mais marcantes da série.
Leia mais:

Os Simpsons: 10 dos melhores episódios para ver no Disney+
Confira a seleção de episódios imperdíveis dos Simpsons, que comprovam porque a série segue sendo referência em humor e crítica.
1. Last Exit to Springfield (Temporada 4, Episódio 17, 1993)
Tudo começa quando Lisa precisa de tratamento dentário e Homer descobre que a empresa removeu o plano odontológico dos funcionários. Indignado, o patriarca da família Simpsons se torna presidente do sindicato da usina nuclear. Diante da greve dos funcionários, Mr. Bruns contra-ataca. Com muito humor e crítica corporativa, esse episódio é considerado por muitos como um dos melhores e mais completos da história da animação.

2. Mr. Plow (Temporada 4, Episódio 9, 1992)
Esse capítulo é uma pérola na história da série. Homer decide comprar um caminhão de remoção de neve e se autodenomina “ Mr. Plow”. Assim começa mais uma de suas empreitadas e essa sem dúvidas foi uma das mais marcantes – e com um jingle inconfundível. O sucesso dura pouco quando Barney resolve entrar na disputa e cria uma empresa concorrente. Esse é um episódio clássico do caos cotidiano em Springfield.

3. Who Shot Mr. Burns? (Temporada 6, Episódio 25, 1995 / Temporada 7, Episódio 1, 1995)
Aqui temos um capítulo dividido em duas partes, sendo a primeira metade exibida no final da sexta temporada e a segunda metade no início da sétima temporada. Após Mr. Burns elevar sua tirania a novos níveis, incluindo bloquear o Sol da cidade, ele é misteriosamente baleado. O clima de suspense toma conta da primeira parte e todos são suspeitos em Springfield. A segunda parte revela o responsável em uma investigação cômica nessa paródia impecável dos dramas policiais.

4. Homer the Great (Temporada 6, Episódio 12, 1995)
Homer descobre e se junta a uma sociedade secreta que controla praticamente tudo em Springfield. Ele rapidamente vira líder da organização e transforma a vida da cidade. O episódio conta com a participação do ator Patrick Stewart interpretando o “Number One”. É aqui que conhecemos a icônica música “We Do”.

5. Marge vs. the Monorail (Temporada 4, Episódio 12, 1993)
A cidade de Springfield decide implementar um sistema de monotrilho, vendido pelo convincente e nada confiável Lyle Lanley, interpretado pelo ator e comediante Phil Hartman. Enquanto Homer vira condutor sem preparo algum, Marge tenta impedir o desastre iminente. O episódio foi escrito por apresentador e comediante, Conan O’Brien.

6. Radio Bart (Temporada 3, Episódio 13, 1992)
Bart ganha um presente especial de aniversário de Homer, um microfone que transmite sua voz pelo rádio. Ele decide usar o aparelho para pregar peças nos vizinhos e amigos, mas perde o controle da situação quando finge ser um garoto preso em um minúsculo poço. A história toma proporções enormes e mobiliza Springfield inteira. O episódio conta ainda com a participação do cantor Sting, interpretando a si mesmo.

7. I Love Lisa (Temporada 4, Episódio 15, 1993)
Um episódio sobre amor não correspondido. No Dia dos Namorados, Lisa entrega um cartão ao colega Ralph Wiggum por compaixão. O garoto passa a acreditar que eles estão apaixonados e faz de tudo para conquistá-la. A situação toma proporções desastrosas quando Ralph se declara para Lisa na TV.

8. And Maggie Makes Three (Temporada 6, Episódio 13, 1995)
Esse é um episódio em flashback no qual Homer relembra o nascimento de Maggie. O patriarca da família havia finalmente deixado o trabalho na usina nuclear para atuar no emprego dos sonhos até descobrir que Marge estava grávida da caçula. É nesse capítulo que vemos uma das demostrações de amor do Homer pelos filhos e é nele que Mr. Burns entrega a famosa placa da mesa de trabalho dizendo: “Não se esqueça: você está aqui para sempre”.

9. Rosebud (Temporada 5, Episódio 4, 1993)
Uma declaração de amor ao cinema, esse episódio traz referências claras ao clássico filme “Cidadão Kane”. Tudo começa quando Mr. Burns sente falta de seu urso de infância, Bobo. Por uma coincidência do destino, o brinquedo acaba nas mãos de Maggie. O capítulo acompanha as tentativas desesperadas de Mr. Burns para recuperar a pelúcia.

10. Twenty-Two Short Films About Springfield (Temporada 7, Episódio 21, 1996)
Mais um episódio inspirado na sétima arte. Esse capítulo é uma paródia ao filme “Pulp Fiction” e o título é referência ao filme “Trinta e Dois Curtas sobre Glenn Gould”. Bart se pergunta o que estariam fazendo os outros moradores de Springfield e assim o espectador é apresentado a 22 pequenas histórias sutilmente conectadas que mostram o cotidiano da cidade. Com ritmo e criatividade, esse é um dos melhores episódios da série.









