A 42ª edição de Arte no Tribunal apresenta uma pintura sem título do artista colombiano Pablo Manrique. A obra foi incorporada ao acervo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) após ter sido doada pelo autor, por ocasião da exposição Perto da Energia Primordial, realizada entre setembro e outubro de 2024.
A pintura fez parte da segunda exposição do artista no tribunal. Sua primeira participação ocorreu em 2019, com a mostra A Parte e o Todo, na qual explorou elementos dos mundos vegetal e marítimo como metáforas de um cosmo integrado. Já em Perto da Energia Primordial, o artista dá um salto em direção à abstração, convidando o público a um estado contemplativo que transcende a experiência sensorial, evocando percepções da interconexão e da impermanência.
Produzida em óleo sobre tela, a obra nasce de uma profunda sintonia com o momento presente. Segundo Manrique, sua arte não busca descrever ou explicar, mas atender a uma necessidade íntima de autoconhecimento.
Sobre o artista
Nascido na Colômbia e radicado no Brasil, Pablo Manrique é reconhecido por sua abordagem sofisticada e metafísica da pintura. Sua trajetória transita entre o realismo fantástico e a abstração lírica, resultando em criações poéticas e visuais.
O artista teve seus quadros expostos em várias cidades do Brasil, na Colômbia, na Itália e até no Museu do Louvre, em Paris.
Uso democrático do espaço da cidadania
O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias. Referência como ambiente inovador, é amplamente visitado pelos servidores da corte e pelo público apreciador das artes visuais.
O acervo de obras de arte do tribunal conta com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. A coleção é o resultado de doações dos artistas, em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuídas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do STJ, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.









