IA na busca do Google faz mais uma ‘vítima’

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Criadores de receitas veem tráfego despencar à medida que buscadores passam a servir versões “sintetizadas” por inteligência artificial

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Imagem: PeopleImages/Shutterstock

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Quando o Google lançou, em março, seu novo recurso de busca com inteligência artificial, prometeu facilitar a vida dos usuários — inclusive na cozinha.

Na prática, porém, as receitas geradas pela IA rapidamente chamaram atenção pelos erros. Em um caso que se tornou emblemático, o sistema confundiu um texto satírico do site The Onion com uma receita real e sugeriu o uso de cola atóxica como ingrediente.

O episódio escancarou um problema crescente: a forma como sistemas de IA vêm absorvendo, misturando e redistribuindo receitas criadas por blogueiros humanos, muitas vezes sem atribuição adequada e com resultados distorcidos, como explica uma matéria do The Guardian.

Buscas com IA mudam a forma de cozinhar — e de ganhar dinheiro online – Imagem: Shutterstock/Monkey Business Images

Receitas sem dono, criadores sem proteção

  • Receitas culinárias, em geral, não são protegidas por direitos autorais — apenas a redação específica pode ser. Isso deixa criadores vulneráveis.
  • Nos últimos anos, muitos viram suas receitas reaparecerem em respostas de chatbots, livros digitais gerados por IA e sites automatizados, enquanto fotos e vídeos são reciclados em redes sociais.
  • Para blogueiros que dependem de anúncios, o impacto é direto. Dados recentes mostram quedas expressivas de tráfego, especialmente em períodos tradicionalmente lucrativos, como as festas de fim de ano.
  • “Para sites baseados em publicidade, isso pode ser um evento de extinção”, afirma Matt Rodbard, fundador do Taste.

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Celular mostrando tela inicial do Modo IA do Google
Blogs de receitas perdem audiência enquanto plataformas retêm usuários com respostas geradas por inteligência artificial (Imagem: subh_naskar/Shutterstock)

O Modo IA e a perda de tráfego

Criadores relatam que o novo Modo IA do Google agrava o problema ao apresentar versões “sintetizadas” das receitas, reduzidas a listas genéricas de ingredientes e passos. Embora os links para as fontes originais estejam disponíveis, muitos acreditam que poucos usuários clicam neles.

Pesquisas indicam, no entanto, uma possível reação do público: quase metade dos entrevistados considera conteúdo gerado por IA menos confiável do que o produzido por humanos.

Ainda assim, para quem vive da criação de receitas online, o futuro é incerto — e exige adaptação constante em um ecossistema cada vez mais automatizado.

Comida saudável
Inteligência artificial ameaça o modelo de negócios dos blogs de culinária – Imagem: ovchinnikova_ksenya / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

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