Raio fere dezenas de pessoas em ato do deputado Nikolas Ferreira

Publicidade

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Um raio atingiu a área da Praça do Cruzeiro, em Brasília, neste domingo (25), durante um ato de protesto pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), deixando dezenas de feridos. Chovia forte no momento da descarga atmosférica, e, até a publicação desta matéria, ao menos 34 pessoas foram levadas para hospitais do Distrito Federal, segundo o Corpo de Bombeiros.

Com a chuva intensa, parte do público buscou abrigo improvisado. Segundo apurado pelo Uol, pessoas desacordadas foram carregadas até a única ambulância disponível, que rapidamente ficou cercada por participantes da caminhada. Algumas vítimas demonstravam sinais de desorientação e precisaram ser amparadas por familiares e outras pessoas próximas.

Pessoas permaneceram no ato após incidente

O atendimento médico mobilizou equipes para dentro e ao redor da ambulância. Familiares tentavam auxiliar quem estava no chão, enquanto mais pessoas se aproximavam pedindo ajuda. Organizadores utilizaram o carro de som para orientar o público a se afastar das grades metálicas. O Corpo de Bombeiros também ordenou o rebaixamento do guindaste que sustentava uma bandeira, por risco de novas descargas.

Pontos de atendimento foram montados no Memorial JK. Entre os feridos, houve relatos de dormência, baixa frequência cardíaca e estado de choque. Além do socorro no local, 11 pessoas foram levadas para o Hospital Regional da Asa Norte e outras 13 foram encaminhadas para o Hospital de Base de Brasília.

Embora alguns presentes tenham deixado o ato após o incidente, muitos permaneceram na área mesmo com os relâmpagos. Em cada novo clarão no céu, parte do público se agachava assustada. Por segurança, equipamentos elétricos e cabos foram retirados. Câmeras do Memorial JK chegaram a sair do ar por alguns segundos após o raio. 

Leia mais:

NASA revela imagens de raios vistos do espaço

Graças aos tripulantes da Estação Espacial Internacional, temos a chance de observar raios e trovões de uma perspectiva diferente – de fora da Terra. Alguns desses astronautas obtiveram imagens impressionantes desses eventos vistos de cima, diretamente do espaço.

Anne McClain e Nichole Ayer, da NASA, tripulantes da Exedição 73 da ISS, usaram seus perfis no X em maio do ano passado para compartilhar fotos fascinantes capturadas nas regiões do Alabama e da Georgia, nos EUA, a 400 quilômetros acima da superfície da Terra. Confira aqui.

Olhar Digital

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade