Prefeitura de Sinop realiza reunião para definir ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicidade

A Prefeitura de Sinop, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou, na manhã desta segunda-feira (26), uma reunião para definir as primeiras ações de enfrentamento, conscientização e combate à violência contra a mulher em 2026. O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Governo e Planejamento Estratégico, Planejamento Urbano e Habitação e Educação, além da Câmara Municipal, da Casa da Amizade e da Polícia Militar.

A reunião teve como foco o alinhamento de estratégias e o fortalecimento das ações integradas entre os órgãos municipais e instituições que atuam na proteção das mulheres. A proposta é intensificar medidas preventivas, ampliar a divulgação dos canais de denúncia e reforçar a atuação da rede de acolhimento no município.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Branca Cruz, destacou que o encontro representa um compromisso direto com a segurança e a valorização das mulheres sinopenses. “Estivemos reunidas por você, mulher de Sinop. Existe uma preocupação real com os índices de violência, que têm gerado alerta no município. Por isso, a gestão municipal promoveu essa reunião com as instituições para organizar ações concretas de combate à violência doméstica. Apresentamos as primeiras programações e, com o trabalho conjunto, vamos alcançar o objetivo de proteger, zelar e fortalecer o protagonismo das mulheres em nossa cidade”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social ressaltou que o fortalecimento da coordenadoria amplia o alcance das ações e melhora a integração entre as políticas públicas. “A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres passou da Secretaria de Assistência Social para o gabinete, por determinação do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho. Essa decisão fortalece a atuação integrada com todas as secretarias e permite efetivar programas, projetos e ações voltadas, acima de tudo, à proteção das mulheres”, explicou.

Segundo a secretária, a atuação preventiva é essencial para garantir que as vítimas se sintam seguras para buscar ajuda. “A Assistência Social já atua no atendimento às mulheres vítimas de violência, mas é fundamental que a gestão se dedique a fortalecer a informação. Precisamos garantir que essa mulher saiba que faz parte de uma rede de proteção existente em Sinop e que ela pode denunciar qualquer tipo de violência. Toda a gestão está engajada para que essas ações cheguem a quem mais precisa”, destacou.

A vereadora Sandra Donato citou que o encontro foi importante para o planejamento das ações ao longo do ano. “As ações definidas têm como objetivo difundir as iniciativas que já existem na rede de enfrentamento. O resultado esperado é que, na ponta, as mulheres recebam informação, orientação e proteção efetiva do poder público”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, o enfrentamento à violência contra a mulher exige atuação contínua, integrada e preventiva. As ações definidas na reunião envolvem educação, conscientização, acolhimento e segurança e, conforme o cronograma, devem ser iniciadas ainda nesta semana.

Em Sinop, a denúncia de violência contra a mulher pode ser realizada na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, localizada na Rua Colonizador Ênio Pipino, nº 3.061, no Setor Industrial Sul, ou em qualquer delegacia, por meio do registro de boletim de ocorrência. Também é possível denunciar pela Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180, serviço gratuito, anônimo e disponível 24 horas em todo o país.

Prefeitura Municipal de Sinop – MT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade