O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) iniciou 2026 ao lado dos pequenos negócios da região Araguaia/Xingu com a realização do Start Sebrae, evento que aconteceu em Barra do Garças, Água Boa e Confresa, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, respectivamente, e reuniu empreendedores interessados em se preparar para os desafios e as oportunidades do novo cenário econômico.
Logo na abertura das programações, os participantes acompanharam conteúdos sobre cenários e tendências, além dos impactos da reforma tributária nos pequenos negócios.Segundo o gerente estadual de Inovação do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, a participação expressiva evidenciou o perfil atento e estratégico do empreendedor da região.
“A participação dos empreendedores da região Nordeste nos eventos Start Sebrae mostrou um público muito atento às mudanças e com forte disposição para se preparar melhor para o futuro. Em Barra do Garças, Água Boa e Confresa, temas como reforma tributária, cenários e tendências despertaram grande interesse, porque impactam diretamente a gestão e acompetitividade dos pequenos negócios”, destaca o gerente.
Leandro reforça que a região tem forte presença do agro, comércio ativo e cidades em expansão, o que exige planejamento. “O que vimos foi gente interessada ementender o que muda e, principalmente, como agir diante dessas transformações. Isso revela um empresariado cada vez mais estratégico, que busca crescer com mais planejamento, informação e visão de longo prazo”, analisa.
Informação para transformar em ação
Para o gerente interino da Regional Nordeste do Sebrae/MT, João Batista Alves, o evento cumpriu o papel de aproximar os empreendedores das mudanças que já impactam a rotina das empresas. “Foram três dias de compartilhamento de informações e conhecimento. Levando aos empresários o que está previsto para 2026 e quais mudanças impactam suas empresas, com a nova reforma tributária”.

Ele ressalta que Sebrae Mato Grosso apresenta essas informações de forma prática, para que o pequeno empreendedor compreenda que essas mudanças não são negativas e que muitas podem representar oportunidades de crescimento. “Nosso objetivo consiste em fortalecer a atuação do Sebrae na região Araguaia/Xingu e mostrar aos empresários que a instituição permanece ao lado de quem empreende”, frisa João Batista.
A empreendedora Rosângela Anderson, que foi uma das 153 participantes do Start em Barra do Garças e acompanha as ações do Sebrae/MT, destaca que os eventos promovidos pela instituição fazem diferença direta na gestão do negócio. “Eu sempre procuro participar das atividades do Sebrae porque saio com a mente mais aberta e com ideias práticas para aplicar na empresa. No Start, os conteúdos sobre tendências e reforma tributária me ajudaram a entender melhor o que vem pela frente e como posso me organizar”.
Rosangela relembra a experiência na Caravana para a Feira do Empreendedor 2025, promovida pelo Sebrae/MT, como um marco na sua trajetória. “Participar da caravana para a Feira do Empreendedor em 2025 foi transformador. Conheci novas soluções, fiz contatos importantes e voltei cheia de inspiração. Esses eventos mostram que o pequeno empresário não está sozinho e que, com informação e apoio, conseguimos crescer com mais segurança”, conclui.
Água Boa abre o ano com casa cheia
Em Água Boa, o Start Sebrae contou com uma participação expressiva da comunidade empreendedora. “O primeiro evento do ano reuniu cerca de 130 pessoas, entre empresários, microempreendedores e lideranças locais e evidenciou o interesse crescente pelas ações de fortalecimento dos pequenos negócios no município”, pontua o coordenador da unidade local, Leandro Costa, cerca de 130 pessoas participaram do evento.

Para este ano, o coordenador disse que a unidade pretende ampliar a atuação com capacitações, consultorias e projetos estruturantes. O planejamento inclui iniciativas de estímulo ao empreendedorismo, à inovação e à qualificação da gestão, além de parcerias com o poder público por meio de programas como Cidade Empreendedora, Agente de Mercado e ações de desenvolvimento territorial. “A agência local permanece como ponto de apoio para quem deseja abrir ou aprimorar um negócio”, ressalta Leandro.
Confresa projeta ações estruturantes
Já em Confresa, o evento reuniu mais de 150 participantes, segundo a coordenadora da unidade do Sebrae no município, Bryzza Cavalcante. Ela destaca que o Sebrae/MT planeja asações considerando a vocação econômica do território e, Confresa, é uma região pujante, com forte presença do agro, mas também com inúmeras oportunidades. “Temos buscado odesenvolvimento do território como um todo, fortalecendo o ambiente de negócios e atuando no turismo e na economia criativa, inclusive com projetos em São Félix do Araguaia”.

Bryzza explica que as temáticas apresentadas no Start Sebrae dialogaram com as principais dúvidas do público. “A maioria dos empreendedores ainda têm muitas dúvidas em relação à reforma tributária e ao cenário econômico. É um momento de transição, e as pessoas ficam receosas de investir. Por isso, ainformação clara e estratégica faz toda a diferença”.
Conforme a coordenadora, entre as prioridades deste ano para a região de Confresa estão ações voltadas ao empreendedorismo feminino, à inclusão sócio produtiva e à implantação da primeira edição do projeto Cidade Empreendedora no município.









